quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Arnaldo Antunes lança álbum 'Iê Iê Iê' voltado ao pop





Osmar Portilho/Terra

Iê Iê Iê, novo álbum solo de Arnaldo Antunes, ex-integrante do Titãs, não ganhou esse nome à toa. Resgatando boa parte do gênero, inclusive lembrando o primeiro nome da sua ex-banda (Titãs do Iê Iê), o vocalista parte para uma formação mais tradicional e uma sonoridade mais dançante. Em entrevista coletiva realizada em São Paulo, nesta quarta-feira, o cantor falou sobre essa guinada "mais pop".

"Sempre me perguntam isso. Desde que lancei meu primeiro disco solo, acho que foi tão traumático essa coisa do experimentalismo que acabam falando nos outros lançamentos que estou ficando mais pop", brincou. "Ninguém faz música pensando em ser ouvido por poucos", explicou.

De acordo com Arnaldo, Iê Iê Iê busca relembrar o conceito do gênero, mas sem ser um resgate saudosista. "É um universo que envolve programas de auditório, histórias em quadrinhos e muitas coisas dessa sociedade da cultura de massa que muitos viveram no início da carreira", disse. "Antes de ser iê iê iê, ele é iê iê iê do Arnaldo".

Produzido por Fernando Catatau, líder do Cidadão Instigado, o disco tem um apelo para a mistura desse clima "retrô" com influências mais modernas. Para o cantor, as sugestões de seu produtor foram cruciais para chegar neste nível. "Eles (Cidadão Instigado) têm essa coisa de sons modernos com referências antigas. O Catatau tem esse jeito singular de trabalhar com a música, uma coesão de timbres", afirmou.

Acompanhado de um supergrupo, em que boa parte já o acompanhava nos álbuns anteriores, Arnaldo reuniu nesta gravação Chico Salem (violão e guitarra), Betão Aguiar (baixo), Marcel Jeneci (teclados), Edgar Scandurra (guitarra) e Curumim (bateria). "Foi um trabalho intenso de mergulhar nesse processo de estúdio", disse.

Fora o grupo, o disco conta com parcerias de composição incluindo Marisa Monte, Carlinhos Brown, Liminha e os ex-companheiros de banda Paulo Miklos e Branco Mello. O álbum ainda inclui Luz Acesa, faixa escrita ao lado de Marcelo Fromer e Sergio Britto.

Além de reunir todos esses nomes durante a gravação, Arnaldo Antunes ainda contará com esta banda para turnê patrocinada pela Natura que começa neste sábado (12) em Belo Horizonte, no Music Hall. "Pra mim é um luxo levar essa banda comigo para os shows", comemora.

Para o músico, a parceria com a marca de cosméticos, projeto que já contou também com a cantora Céu, proporcionou algo inédito na sua carreira. "Essa é minha primeira turnê patrocinada e a primeira que tenho algo organizado assim. Antes marcava show em Recife em um dia e Porto Alegre no outro", brinca. "É uma organização que nunca tive", disse.

As apresentações passarão por Belo Horizonte (12/9), Manaus (17/9), Belém (18/9), Brasília (19/9), Porto Alegre (1/10), Curitiba (2/10), São Paulo (15, 16 e 17/10), Rio de Janeiro (23/10), Ribeirão Preto (24/10), Recife (30/10), Fortaleza (31/10), Salvador (1/11) e Campinas (6/11). Mais duas datas no Rio e Salvador serão marcadas em 2010.

Sobre a sequência, Arnaldo já adianta seu nervosismo extra com as apresentações na capital paulista. "Em São Paulo sempre tem uma pressão a mais por ser minha cidade natal", afirmou.

Nenhum comentário: