quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Empbrapa realiza worshop com universidade da Holanda na capital





A Embrapa por meio do Labex-Europa e da Embrapa Gado de Corte realiza nos dias 10 e 11 de setembro, em Campo Grande-MS, o I Workshop de Cooperação entre a Embrapa e a Universidade de Wageningen da Holanda (UW/ASG), com a participação de cientistas da área de Ciência Animal da UW e pesquisadores de diversas Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.



O principal objetivo da reunião é discutir a parceria entre as instituições na área de Ciência Animal com foco em pastagens e forragens, manejo de sistema de produção e qualidade de produtos, e genômica e genética animal. O momento será oportuno também para debater a formulação de projetos a serem submetidos à União Europeia, segundo os organizadores do encontro, Pedro Braga Arcuri - coordenador do Labex-Europa e Cleber Oliveira Soares - chefe de P&D da Embrapa Gado de Corte.



Para tanto, a UW trará ao Brasil um de seus diretores em Ciência Animal, Paul Vriesekoop e Monice van Dongen, gerente de negócios, além de mais seis cientistas. A Embrapa, por sua vez, participará com seu diretor-executivo de P&D Kepler Euclides Filho, o coordenador de cooperação internacional José da Silva Madeira Netto e os chefes-gerais Rafael Geraldo de Oliveira Alves e Mauricio Mello Alencar da Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pecuária Sudeste, respectivamente.



A Empresa também contribuirá com seus especialistas da Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Pantanal, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e claro, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pecuária Sudeste.



Esse é o primeiro contato técnico entre um grupo da Embrapa e da universidade holandesa em número representativo e para isso foi necessário o apoio da diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.



Assim, no dia 10, está programada uma apresentação institucional de cada organização sobre seu trabalho em Ciência Animal para balizar as discussões posteriores que serão em grupos. As equipes, divididas em temas, elencarão potenciais ações para cooperação e elaboração de projetos a serem apresentados em plenária que subsidiarão um acordo de cooperação.



Paralelamente, os técnicos da ARI, juntos aos gestores da Embrapa e da Universidade de Wageningen desenharão o formato, a estrutura e conteúdo do Acordo de Cooperação Técnica a ser firmado entre as diretorias da Embrapa e da Universidade em janeiro próximo.



“Acreditamos que se trata de uma oportunidade estratégica para a Embrapa estabelecer parceria com uma das mais competentes instituições de Ciência e Tecnologia na área agrícola da Europa. A Embrapa é líder em pesquisa tropical, a Wageningen, em pesquisa subtropical, temos muito a trabalhar”, avalia Cleber Soares, chefe de P&D da Embrapa Gado de Corte.



UW/ASG – A Universidade de Wageningen com seus 5.600 funcionários e mais de 8.500 estudantes contribui ativamente para a resolução científica, social e comercial dos problemas do setor agropecuária holandês. Ela atua em questões nacionais e internacionais a partir de abordagem integrada e em estreita colaboração com os governos, empresas e organizações interessadas. Sua missão é levar uma contribuição real para a qualidade de vida da sociedade holandesa, o que não difere muito da Embrapa.

Nenhum comentário: