terça-feira, 10 de março de 2009

Som da Concha terá dupla Tostão e Guarany e banda São Roque

O projeto Som da Concha da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), traz neste domingo (15), o cancioneiro sul-mato-grossense dos saudosos bailes “de fazenda”, as violadas de varanda e as serenatas da dupla Tostão e Guarany. Divide o palco com a dupla, fazendo o show de abertura, a banda São Roque. Os shows acontecem na Concha Acústica Helena Meirelles do Parque das Nações Indígenas, a partir das 17h30.



Referência da música sertaneja no Mato Grosso do Sul, Tostão & Guarany presenteiam o público com o show “25 anos na estrada”, que será marcado pelos grandes sucessos da trajetória da dupla. Uma retrospectiva. Talvez esta seja a melhor forma de descrever “25 anos na estrada”. O perfeccionismo marcante dos artistas está presente em seu repertório recheado de obras musicais selecionadas criteriosamente, que mesclam traços inovadores com a música sertaneja raiz.



Tostão & Guarany, apresentarão as mais belas canções regionais e de outros estilos, baseando-se nos sucessos da própria dupla, como: “capetinha”, PT Saudações, Mágica ou sonho, Flor da fronteira, Estrada de chão e músicas de grande popularidade nacional. A valorização da cultura, ou seja, dos talentos regionais é uma das peculiaridades de Tostão & Guarany. A banda é composta por músicos atuantes no Estado e o cenário rústico inspira-se na realidade pantaneira. “Quem é ou se sente sul-mato-grossense, não ficará indiferente a nenhuma das músicas que iremos apresentar. Vamos cantar nossa cultura, nossa história, e o amor de nossa gente”, adianta Tostão.



Formada em 1983, a dupla já apresentou-se ao lado de artistas de todo o Brasil, dentre eles Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó, Chistian e Ralf, João Mineiro e Marciano, Milionário e José Rico, Matogrosso e Mathias, Leando e Leonardo, Trio Parada Dura, entre outros.



São Roque



A mistura de tradições ao contemporâneo é o caminho da experimentação e da descoberta trilhado pela banda São Roque. Formada por 5 integrantes, Rafael Bendô no vocal e violão, Carlos Eduardo Gimenes e Henrique Borges na guitarra e vocais, Daniel Bueno na bateria e Michel da Luz no baixo, o grupo musical mescla diversos ritmos para buscar uma música original.



O trabalho realizado pela banda São Roque, fundamenta-se em estudos feitos na Faculdade de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. “Não fazemos previsões ou tendências do que irá vir ocorrer com a música sul-mato-grossense. Fomentamos o interesse pelo regional para valorizar nossa cultura. Criamos e divulgamos canções tradicionais e contemporâneas, tornando–as conhecidas dentro de suas fronteiras para depois caminharmos em busca de novos horizontes”, explica Bendô.



São Roque tem em seu repertório novas interpretações e versões de músicas compostas por Almir Sater, Paulo Simões, Guilherme Rondon e Lenine. A música Comitiva Esperança, ganha uma nova versão da banda no ritmo forte do baião nordestino misturado à harmonia pantaneira, simulando sons da viola em guitarras.



Som da Concha



O Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que prevê apresentação de shows em domingos alternados que dão origem a um programa de televisão gravado ao vivo, exibido pela TV Pantanal no canal 14 da Net. O Som da Concha tem parceria da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp/Anhanguera) e da Fundação Manoel de Barros.

Nenhum comentário: