domingo, 1 de março de 2009

Benicio del Toro lança filme sobre Che em Caracas -

da Efe, em Caracas

O ator Benicio del Toro vai lançar em Caracas --capital da Venezuela-- no primeiro fim de semana de março o filme em que vive Ernesto Che Guevara, anunciou neste sábado o prefeito da cidade, Jorge Rodríguez.

"Che - A Guerrilha" é uma produção de Steven Soderbergh, que rodou uma história de quatro horas e 28 minutos e a dividiu em dois filmes para sua comercialização: "O Argentino" e "A Guerrilha".

Divulgação
Benicio del Toro na pele de Ernesto Che Guevara em filme de Steven Soderbergh

O filme recebeu honras no Festival de Cannes, foi aplaudido em Cuba e teve uma crítica menos favorável nos Estados Unidos.

Del Toro, que nasceu em 1967, mesmo ano em que Che foi morto por soldados bolivianos após uma fracassada guerrilha no país andino, disse ter se motivado a participar deste filme porque "não sabia muito da história de Cuba, da história do Che".

O ator, em entrevista à revista "Latina", comparou a vida do guerrilheiro com as façanhas do super-herói Batman. "Lemos histórias do Batman, e o Che era uma forma de Batman", afirmou o ator. "Ninguém pode negar que ele não explorava as pessoas. Se teve sucesso ou não, já é outra história."

Ele ainda defendeu Che, que costuma ser colocado por alguns críticos no hall de terroristas. "Eu me lembro de ter visto Che em um documentário que mostrava fotos de terroristas, e então me perguntava: por que não aparece ali Nixon, pela guerra do Vietnã?", perguntou Del Toro.

Nenhum comentário: