segunda-feira, 23 de março de 2009

Espaço da Poesia faz homenagem ao Dia Mundial do Teatro

Nesta sexta-feira (27), às 19h, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) lança a edição 2009 do Espaço da Poesia, projeto que leva para o terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania apresentações em torno da arte literária e seu intercâmbio poético com outras manifestações artísticas. O primeiro evento do ano é temático: homenageia o Dia Internacional do Teatro, comemorado em 27 de março.
No local, às 19h, acontece o lançamento dos livros “Teatro em Questão” e “Cultura em Questão”, da dramaturga Cristina Mato Grosso. Em seguida, às 19h20, haverá a apresentação musical de Villie Júnior e uma performance teatral do poeta e repentista Ruberval Cunha. Às 20h, inicia a apresentação da peça teatral “Manual de Barro”, da Arte Riso Cia. de Animação. A entrada para o Espaço da Poesia é gratuita.
“Teatro em Questão” e “Cultura em Questão”
Em 2007 o grupo de teatro Gutac/ Inecom completou 30 anos de militância e lançou o projeto de resgate cultural Teatro de Resistência”. Realizou a abertura do ciclo de Seminário Itinerante “Teatro Popular e Universidade” no Teatro Glauce Rocha, no qual marcou um momento de consolidação de militância social através da arte teatral. A obra “Teatro em Questão” integra este projeto de resgate. Ele apresenta obras teatrais de Cristina Mato Grosso encenadas pelo grupo Gutac/ Inecom, em linguagem teatral híbrida ator-boneco, onde se inscreve o personagem Pedro Palito. Este personagem é também nesta obra, objeto de introdução de uma pesquisa sobre seu significado cultural.

A obra “Cultura em Questão” faz reflexões fundamentais acerca das áreas da educação e da cultura. Trata-se de três ensaios realizados no âmbito acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Neles a pesquisa é vista como uma missão e o espaço como trabalho pedagógico, uma forma de resistência artística.
“Manual de Barro”
Inspirado em poema de Manuel de Barros, a peça “Manual de Barro” traz o teatro de formas animadas, utilizando máscaras, bonecos e objetos, iluminação e trilha sonora especial. Com os personagens do andarilho, do menino e do velho, o enredo percorre um mundo mágico e lúdico, explorando imagens, gestos, música, ritmo, efeitos de luz e o silêncio. A direção é de Marcos Moura.
Todo o charme e graça do espetáculo estão na sutileza de cada boneco, em sua cumplicidade com os atores-manipuladores. O andarilho encarrega o menino de entregar ao velho poeta o “MANUAL DE BARRO”. Mas, para isso a criança enfrentará uma jornada com diversas aventuras até chegar ao seu desafio de ficar frente a frente com o velho poeta. O pequeno percorre um universo surreal, um mundo mágico e lúdico, ao qual, objetos,bonecos gigantes, espectros de luzes interagem nesse mundo imagético. Manual de Barro mostra os conflitos e anseios de um velho poeta. O roteiro foi inspirado no poema “Introdução a um caderno de apontamento”, de Manoel de Barros.
O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Av. Fernando Correa da Costa, 559.

Nenhum comentário: