segunda-feira, 16 de março de 2009

Exposição itinerante sobre Einstein estará em Campo Grande

Centenário da publicação de cinco trabalhos de Albert Einstein que mudaram a forma da ciência entender conceitos fundamentais como tempo, espaço, matéria e energia, 2005 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional da Física. Para celebrar os 80 anos da viagem de Einstein ao Brasil, Argentina e Uruguai, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc) traz à Campo Grande a Exposição Itinerante: Einstein e a América Latina. O Projeto foi aprovado e aguarda definição sobre data e local. A Coordenadora Geral do Conselho de Ciência e Tecnologia do Município, Maria Neci Rocha, adiantou que a previsão é trazer a exposição até o início do segundo semestre de 2009.

“Einstein e a América Latina” retrata as relações de Einstein com a região, trazendo imagens, textos, objetos e documentos – entre eles os diários de viagem de Einstein – que descrevem algumas expectativas e impressões do cientista em suas visitas a América do Sul (1925) e a Cuba e Panamá (1930), além do relato de seus diversos anfitriões. Já mundialmente famoso naquela época, o autor da Teoria da Relatividade transformou suas viagens a América Latina em verdadeiros acontecimentos, que mobilizaram cientistas, presidentes, diplomatas, a imprensa e as comunidades judaica e germânica.

Missão - Promover a inclusão social, por meio de ações que melhorem a qualidade de vida, estimule a geração de emprego e renda e promovam o desenvolvimento sustentável, através da difusão do conhecimento. Esse é o objetivo do departamento de Ciência e Tecnologia da Sedesc. Na prática, o órgão busca a implementação de mecanismos para difundir a ciência e tecnologia como forma de inclusão social.

Nenhum comentário: