quarta-feira, 25 de março de 2009

Baterista da Motown, Uriel Jones morre em Michigan

O baterista da Motown, Uriel Jones, cujo funk impulsionou clássicos de Marvin Gaye e The Temptations, morreu em um hospital de Michigan na terça-feira depois de sofrer complicações decorrentes de uma parada cardíaca, disse um membro da família.

Jones tinha 74 anos e desde fevereiro vinha se recuperando da doença, disse sua cunhada Leslie Coleman. Ele teve uma recaída na terça e morreu no hospital e centro médico de Oakwood, em Dearborn, contou ela à Reuters.

Ele foi o componente-chave da incursão no "soul psicodélico" do Temptations, incluindo Cloud Nine e I Can´t Get Next You, e também contribuiu com o sucesso Ain´t Too Proud To Beg. O músico era o último baterista sobrevivente da banda da Motown, conhecida como Funk Brothers.

Jones também colocou um toque sensível a músicas como The Tracks of My Tears, do The Miracles, e What Becomes of the Brokenhearted, de Jimmy Ruffin.

Jones entrou na Motown em 1964 depois da turnê com Gaye e gravou os famosos hits da gravadora Ain´t That Peculiar, I Heard it Through the Grapevine e Ain´t No Mountain High Enough.

"O som do baterista Uriel era o mais aberto e relaxado e ele era o que tinha o estilo mais original dos três caras que tínhamos", disse o arranjador da Motown, Paul Riser. "Ele tinha um sentimento mesclado e fazia bem muitas coisas diferentes."

O primeiro baterista da Motown foi Benny Benjamin, mas enquanto Benjamin se afundava nas drogas, Jones e Richard "Pistol" Allen compartilhavam trabalho. Benjamin morreu em 1969. Allen sucumbiu ao câncer em 2002, logo após terminar a produção do documentário sobre os Funk Brothers, Standing in the Shadows of Motown.

Jones deixou sua mulher, June, e três filhos.

Reuters

Nenhum comentário: