sexta-feira, 20 de março de 2009

FCMS promove a edição 2009 da Semana do Teatro



Em homenagem ao Dia do Teatro, comemorado no dia 27 de março, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) promove a Semana do Teatro-2009, que inicia segunda-feira (23) e encerra domingo (29). Numa programação especial, serão apresentados 13 espetáculos teatrais infantis e adultos, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

\"A melhor forma de comemorar o Dia Internacional do Teatro é vendo teatro. Por isso elaboramos uma programação que facilita o acesso a essa forma de arte tão encantadora que é o teatro”, afirmou Américo Calheiros, presidente da FCMS.

O valor do ingresso é R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) para estudantes, doadores de sangue, idosos (acima de 60 anos) e professores, todos com a apresentação da carteirinha. Acompanhe a programação:

Segunda-feira (23)

20h30 - Lá vem a Paraíba – Grupo Kadiwéu (Navirai)

Sinopse: Uma madame falida que achava a cantora de Hollywood e só cantava em inglês (embromation) é convencida pela empregada, uma Paraíba arretada, a fazer um show de forró na feira dos Paraibas. A comédia traz para o palco muita confusão e bom humor.

Terça-feira (24)

9h e 15h – Jovens de toda sorte – Casa de Ensaio (Campo Grande)

Sinopse: Eles só queriam mudar o mundo! A peça é um musical de época (1968) que conta a história de um jovem artista (Tom) que sai do interior de Mato Grosso (atual MS) e parte para o Rio de Janeiro em busca de novos conhecimentos.

20h30 – Paredes Revisitadas – Mercado Cênico (Campo Grande)

Sinopse: é um questionamento da condição humana, suas crenças e ações, o ponto em que o outro deixa de ser importante e passa a ser negligente e repugnante. O drama mostra a linha tênue que existe entre o ato bom e o ato mau dos seres humanos. O inferno são as baratas! As baratas são os outros!

Quarta-feira (25)

9h e 15h – O Sapo Encantado e outras Histórias – Grupo Teatral Unicórnio (Campo Grande)

Sinopse: O Espetáculo une o Conto de Fadas, Folclore e a Magia do Circo. É composto por 3 pequenas peças que encantam pela simplicidade, pela leveza e pelo bom humor. A primeira é a conhecida história dos irmãos Grimm, do Sapo que se transforma em Príncipe por um beijo da Princesa. A segunda é a história de Pedro Malasartes. E por fim, o público se encanta com uma atração de peso, com o Elefante Lindinho no Circo da Imaginação.

20h30 – Dois perdidos numa noite suja – Grupo de Risco (Campo Grande)

Sinopse: Paco e Tonho são dois operários falidos e semi-marginalizados de um Mercado de Peixe do cais do porto. Enquanto Paco é um ser tomado pelo sentimento de provocação e agressividade aparente, Tonho, mais velho, tem vontade de crescer na vida, fazer valer o estudo que cursou, por isso desenvolve uma espécie de dependência aos valores socialmente válidos que se recria neste espetáculo relacionado a um par de sapatos. Os sapatos representam todos os valores materiais do capitalismo, da exaltação da imagem e do desencaixe social. A agressividade de um e a passividade de outro desnudam o comportamento dos dois, dilacerando assim uma luta de cérebros até a destruição.

Quinta-feira (26)

9h e 15h – A Vassoura da Bruxa - Grupo Teatral Unicórnio (Campo Grande)

Sinopse: Bruxelda é convidada para uma festa e descobre que sua Vassoura mágica, a Grizelda não funciona mais. E agora? Como voar até o Morro da Caveira e participar do baile das Bruxas? O espetáculo conta com a participação de Tibúrcio, o ajudante da Bruxa, um consertador de bugigangas. O que acontece é uma sucessão de trapalhadas e gargalhadas.

20h30 – Guaicuru, Histórias de se admirar - Grupo de Risco (Campo Grande)

Sinopse:A peça retrata o mito de criação dos Guaicuru, o encontro com homem branco, a Festa do Bobo, a guerra do Paraguai, entre outros temas. O espetáculo utiliza técnicas de teatro de sombras e bonecos, além de atores em cena. Essa mistura de linguagens torna o espetáculo um campo instigante de reflexão a respeito de uma nação indígena que, embora muito estudada, é desconhecida pela maioria da população sul-mato-grossense.

Sexta-feira (27)

9h e 15h – Palhaço no meio da rua – Grupo Circo do Mato (Campo Grande)

Sinopse: O espetáculo relembra os tradicionais circos brasileiros e suas pequenas famílias circenses. Uma Charanga (banda circense) invade o espaço com cantorias e pequenos números de baile, encenando esquetes e números circenses. O texto abordado pelo único personagem que fala no espetáculo, El Pepe (o apresentador), é uma mistura de português com espanhol, conhecido por “portunhol”.

20h30 – Socorro, minha casa é uma comédia–Grupo Teatral Palco (Campo Grande)

Sinopse: Socorro é uma típica dona de casa frustrada por não ter alcançado seus maiores sonhos: o amor sublime e uma clamorosa e consagrada vida de atriz de televisão. Ao lado do pouco estudo e raras expectativas, projeta agora seus sonhos nos filhos. O marido, comprometido com o Bar da Esquina e a mãe, alienada o dia todo na frente da televisão, Socorro não tem com quem dividir suas esperanças.


Sábado (28)

15h – Pluft, o fantasminha – Grupo Teatral Ispia Nóis (Campo Grande)

Sinopse: Pluft é um fantasminha medroso que até então não acreditava que existia gente até que certo dia se depara com uma situação única em sua vida, o encontro com uma menina. A história inicia com o seqüestro da menina Maribel pelo capitão perna-de-pau. No entanto, mais do que a mera solução para o crime, ao encontrar Maribel, Pluft descobre a sua própria identidade, e também a descoberta do outro, do ser humano!

20h30 – As criadas – Grupo Identidade (Três Lagoas)

Sinopse: O espetáculo aborda as relações dominadores/dominados, concretizando os pólos da contradição entre senhor e servo, ao nível criada/senhora, implicando a opção pela atipicidade. Duas irmãs, criadas da mesma senhora, odeiam a patroa. Odeiam nela as suas situações de servas, amando os seus mitos. O ódio das criadas, sublimado pelo desespero, concentra-se num único objetivo: a destruição moral e/ou física da senhora. As situações da peça são sempre marcadas pelo espectro do irremediável. A peça de Genet surge como um tipo de teatro perigoso, e pode ser um convite ao delírio. A transposição em palco do feminino para o masculino acentua um espelho de identidades infinito.

Domingo (29)

15h – Sob controle - Grupo Flor e Espinho (Campo Grande)

Sinopse:O trabalho ressalta a inocência e ingenuidade de dois palhaços que sem grande virtuosismo transformam a mais simples tarefa numa grande confusão. A dupla discute, compete e se ajuda numa relação de cumplicidade. Sem qualquer palavra o grupo aposta no riso provocado pelas ações corporais dos palhaços.

20h30 – A Cabeleireira – Grupo Hendÿ (Dourados)

Sinopse: Na representação solo, a personagem, em comunhão com o público, compartilha uma trajetória de vida, vivificando, por meio do jogo, o atendimento à uma cliente imaginária. A Cabeleireira é capaz de gerar afinidade e empatia entre as mulheres, pela universalidade do tema que carrega, promovendo uma espécie de catarse dos sentimentos de terror gerados na alma feminina pela repressão sofrida da sociedade contemporânea, impregnada por valores machistas. O que diferencia a personagem das demais mulheres, é o fato de não ter suportado este papel, surpreendendo a si mesma.

O Teatro Aracy Balabanian fica na rua 26 de agosto, 453. Mais informações pelo 3317-1792.

Nenhum comentário: