sexta-feira, 13 de março de 2009

Documentário retrata a vida de Manoel de Barros

Com a intenção de biografar o poeta inbiografável, foi que cineasta Pedro Cezar realizou o documentário “Só dez por cento é mentira”, sobre a vida e a obra do poeta sul-matogrossense Manoel de Barros. Uma pré-exibição restrita a convidados foi realizada na noite dessa quarta-feira no Cinecultura.


O diretor Pedro Cezar confessa ser fascinado pela poesia de Manoel de Barros, que ele define como curta, sintética e imagética. “Conheci o Manoel (sua obra) no meu 30º aniversário, quando um amigo meu presenteou com o Livro Sobre Nada, depois de ter lido uma resenha elogiosa no JB. Quando abri aquele livro tive aquele impacto e a partir disso comecei a procurar outras obras”, comenta o diretor. O diretor ainda busca parcerias para o lançamento comercial do filme, previsto para o mês de Agosto.

Mesmo não estando presente durante a exibição de ontem, o poeta pôde assistir ao documentário junto com a família, em sua residência na última terça-feira. E segundo os familiares ele gostou tanto do resultado que viu a película duas vezes consecutivas.

Além dos familiares do poeta, também prestigiaram a exibição o prefeito Nelsinho Trad, o deputado Estadual Paulo Correa e o diretor presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros e o diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande, Athayde Nery, que após a exibição do filme não mediu palavras para elogiar o trabalho sobre a obra do poeta, que também é seu amigo de longa data. “Tenho certeza que após essa exibição todos saíram maravilhados com o documentário, e agora cabe a nós ajudar a buscar mais incentivos financeiros para lançar esse trabalho em circuito comercial”, ressaltou Athayde.

Para o prefeito Nelson Trad Filho, o filme revela muito sobre o poeta e é um presente para Campo Grande, o Estado e todo o Brasil, que poderá através da película conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Manoel de Barros.

Nenhum comentário: