quinta-feira, 26 de março de 2009

Marco inicia Temporada 2009 com quatro mostras

O Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco) inaugura próxima terça-feira (31), às 19h30, a 1ª Temporada de Exposições 2009, com quatro mostras: “A Poética das Cores na Pintura de Beto Lima”, “Um Desenho”, de Edson Castro, “O Tabuleiro de Matisse” de Sônia Bacha SB e “Mulher: Luz e Sensualidade” de Daniele Rosa.

“Esta primeira temporada tem o signo do ecletismo nas produções apresentadas e permite ao público o contato com artistas sul-mato-grossenses que têm como principal marca a ousadia”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Nesta nova temporada de exposições, o MARCO torna disponível para visitação, obras do acervo da família e de amigos do artista plástico Beto Lima. Pintor nascido em 1963 em Campo Mourão, o artista mudou-se para Campo Grande nos anos 80 e faleceu em 2003. Artista viajante, suas telas carregam impressões de suas idas e vindas pela Europa e Brasil. “A Poética das Cores na Pintura de Beto Lima”, contempla diversas fases do artista entre elas às das bicicletas, flores, cantoras e gatos.

Na série de fotografias digitais, Mulher: Luz e Sensualidade, Daniele Rosa, graduada pelo curso de Artes Visuais da UFMS (2008), mostra todo o seu aprimoramento técnico e artístico no manuseio de uma máquina fotográfica. Através do seu olhar sensível, a artista revela o corpo feminino, não como objeto de desejo, mas em sua delicadeza natural e sensualidade que envolverá o espectador.

Arte, internet, família, desejo, memória, identidade, política e notícias são os ingredientes, segundo a cineasta e artista visual Sônia Bacha SB, que comporá a narrativa poética em dez pranchas e com a exibição ininterrupta em curta metragem, na mostra “O Tabuleiro de Matisse”. Sônia busca revelar um testemunho da percepção cotidiana. O curta participou do Prêmio ABC- 2006; no 4º e 5º Mercado de Cine Ibero Americano em Guadalajara – México 2006/2007; foi selecionado para o Athens Vídeo Art Festival/2006 e convidado para a divulgação na TV Italiana do Festival de Cinema de Asolo/2006.

Na mostra “Um Desenho” do artista plástico Edson Castro, será exposto somente um desenho contínuo, elaborado com piche sobre tubox, que ocupará toda a dimensão da sala. “Os desenhos de Edson Castro parecem, à primeira vista, resultar de gestos espontâneos. Parecem projeções de movimentos livres do corpo e da mão, diz, Maria Adélia Menegazzo, crítica de arte e Professora da UFMS. Artista autodidata, natural de Corumbá, Edson participa de salões de artes desde 1990, onde conquistou o 1º lugar no Salão Novos Talentos em Campo Grande. Em 1997, também é premiado no Salão de Arte Moderna de Cuiabá. Desde então, não parou mais de trabalhar estando presente no cenário artístico de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, onde realizou várias exposições.

A primeira temporada estará aberta à visitação de terça a sexta das 12h às 18h. Sábado, domingo e feriado das 14h às 18h. Mais informações no Museu de Arte Contemporânea que fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas. Mais informações no telefone (67) 3326-7449.

Nenhum comentário: