segunda-feira, 9 de março de 2009

FCMS lança livros “Teatro em Questão” e “Cultura em Questão”

Nesta quinta-feira (12), às 19h30, acontece no Centro Cultural José Octávio Guizzo o lançamento dos livros “Teatro em Questão” e “Cultura em Questão”, da dramaturga Cristina Mato Grosso. As publicações receberam o investimento do Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).



“Com esta iniciativa damos prosseguimento à política de valorização dos autores sul-mato-grossenses, especialmente aqueles que estão trabalhando o registro da história do Estado em seus diferentes aspectos nos últimos 30 anos. Com a publicação destes livros da Cristina Mato Grosso, a bibliografia estadual fica enriquecida no âmbito do teatro e da cultura”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.



Em 2007 o grupo de teatro Gutac/ Inecom completou 30 anos de militância e lançou o projeto de resgate cultural Teatro de Resistência”. Realizou a abertura do ciclo de Seminário Itinerante “Teatro Popular e Universidade” no Teatro Glauce Rocha, no qual marcou um momento de consolidação de militância social através da arte teatral. A obra “Teatro em Questão” integra este projeto de resgate. Ele apresenta obras teatrais de Cristina Mato Grosso encenadas pelo grupo Gutac/ Inecom, em linguagem teatral híbrida ator-boneco, onde se inscreve o personagem Pedro Palito. Este personagem é também nesta obra, objeto de introdução de uma pesquisa sobre seu significado cultural.



A obra “Cultura em Questão” faz reflexões fundamentais acerca das áreas da educação e da cultura. Trata-se de três ensaios realizados no âmbito acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Neles a pesquisa é vista como uma missão e o espaço como trabalho pedagógico, uma forma de resistência artística.



O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, fica na rua 26 de Agosto, 453.



Nenhum comentário: