terça-feira, 23 de agosto de 2022

Móveis do Maksoud Plaza, ícone de SP criado por sul-mato-grossense, começam a ser leiloados

 

                                         (Foto: Reprodução)


Maksoud Plaza fechou as portas em 2021 em maio à disputa judicial por herança

Os móveis do Hotel Maksoud Plaza começaram a ser leiloados nesta segunda-feira (23) em São Paulo. Ícone da hotelaria em São Paulo, Maksoud Plaza foi criado por Henry Maksoud, empresário que nasceu em Aquidauana e fez fortuna na capital Paulista. Ele morreu aos 85 anos, em 2014, vítima de câncer. O hotel foi fechado em 2021 após 42 anos de operação.


Segundo a Folha de São Paulo, o leilão teve um lote com 143 poltronas floridas arrematado por R$ 95.476,40. A disputa contou com 68 propostas e começou com um valor inicial de R$ 4.976,40.


Ao todo 182 lotes de produtos diversos foram colocados à venda por meio da FCR Leilões. As vendas começaram por lotes com cadeiras, poltronas, armários, frigobares, cafeteiras, uma adega climatizada e itens diversos para cozinhas profissionais: batedeiras, cortadores de frios, forno e máquina seladora.


A relação de móveis colocados à venda corresponde à dimensão do Maksoud Plaza quando ainda estava aberto. São 796 espelhos, 700 camas e 565 colchões do hotel.


Briga de herdeiros

Informação noticiada por Paulo Sampaio, em 2017, expõe que Henry Neto se juntou à segunda mulher de seu avô, Georgiana Maksoud, para reivindicar o controle do hotel. Os dois apresentaram um documento assinado pelo patriarca pouco antes de morrer, outorgando tudo a eles. Filhos do dono, Cláudio e o irmão, Roberto, afirmavam que a assinatura era falsa e lutavam para anular o testamento.


Vivendo há mais de 20 anos no hotel, nos apartamentos 1319 e 1321, Cláudio Maksoud, filho de Henry Maksoud, travou uma séria briga com o sobrinho Henry Neto. Conforme Paulo Sampaio, Henry Neto deu ordem para que os funcionários do local não prestassem mais atendimento nenhum a ele e sua família.


"Ele ficou com raiva porque não conseguiu nos mandar embora por meios legais, e cortou tudo: comida no quarto, lavanderia, camareira, telefone, Internet", conta Claudio. "Até os garçons do restaurante estão impedidos de nos servir. Ninguém pode sequer nos dirigir a palavra. Quem desobedecer à ordem será demitido sumariamente", disse Cláudio, na época.


História do Maksoud Plaza

O hotel foi Inaugurado em 1979, o hotel foi o primeiro cinco estrelas da cidade. O edifício foi um dos primeiros do país a ter atrium lobby e elevadores panorâmicos. Em 1981, Frank Sinatra apresentou-se no Salão Nobre do hotel.


O Maksoud Plaza hospedou os príncipes Rainier e Albert, de Mônaco, a primeira-ministra da Grã-Bretanha, Margareth Thatcher, os Rolling Stones, Ray Charles, a atriz francesa Catherine Deneuve e o diretor espanhol Pedro Almodóvar, entre tantos outros.


Nos anos 1980 e 1990, o 150 Night Club foi uma das casas de espetáculos mais disputadas do Brasil. Músicos como Tom Jobim, Julio Iglesias, Bobby Short, Alberta Hunter, Etta James, Billy Eckstine, Buddy Guy e Dorival Caymmi fizeram shows memoráveis no local.

Nenhum comentário: