sábado, 5 de março de 2022

Grupo político de Tereza ocupa Progressistas

                                           Foto: Divulgação



A Justiça Eleitoral emitiu nesta sexta-feira (04) a certidão com a nova composição do Partido Progressistas em Mato Grosso do Sul, sob a presidência da ministra da Agricultura Tereza Cristina. O deputado federal Luiz Alberto Ovando será o vice presidente, juntamente com os “fieis escudeiros” Ademar da Silva Junior e Marco Aurélio Santullo, que ocuparão a Secretaria e a Tesouraria da sigla partidária


Na lista dos 18 novos membros estão os nomes dos deputados estaduais Evander Vendramini e Gerson Claro,Londres Machado,Lucas de Lima,Néno Razuk, alem de 13 prefeitos e a vice prefeita de Eldorado, Fabiana Lorenci.   Entre os nomes de prefeitos estão Allan Guedes (Dourados), Clediane Areco Matzenbacher (Jardim), Cleverson dos Santos (Costa Rica), Dalmy Crisostomo (Alcinópolis), Edilson Magro (Coxim), Enelto Ramos da Silva (Sonora), Lídio Ledesma (Iguatemi) Manoel Nery (Camapuã), Réus Fornari (Rio Verde), Thalles Tomazelli (Itaquirai), Vanda Camilo (Sidrolândia) e Wiliam Fontoura (Pedro Gomes).


O ato oficial de entrada de Tereza Cristina está confirmado para o dia 20 de março, com a presença do presidente nacional do PP e ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira alem de outras lideranças nacionais. A ministra está acompanhando os desdobramentos do conflito entre a Rússia e Ucrânia e seu afastamento até 1º de abril preocupa setores do agronegócio nacional.


Setor preocupado com saída de Tereza em meio à guerra


Ela é considerada uma dos melhores quadros do atual governo federal, pela sua habilidade em conduzir negociações e bom transito internacional. Analistas que acompanham o agro negócio identificam uma preocupação com quem tocará a agenda do Ministério, neste momento em que o principal impacto da guerra entre Rússia X Ucrânia vai afetar o agro negocio, afetando a cadeia produtiva e chegando ao bolso do consumidor.


Ainda há indefinições sobre quem assume o ministério, embora o mais cotado seja o atual secretario executivo, deputado federal Marcos Montes. Médico e produtor rural foi prefeito de Uberaba e encontra se em seu terceiro mandato, tendo já presidido a Frente Ampla da Agropecuária.  


  O dia a dia da ministra tem sido tomado pelas conversações em busca de garantir insumos para próxima safra brasileira. Nesta sexta-feira (04), diante da noticia de suspensão das exportações russas de fertilizantes, a ministra autorizou uma Nota Oficial esclarecendo que a recomendação do governo russo, a principio não está afetando ainda o comercio desses insumos para o Brasil.


O ministério recebeu informação de embarque de fertilizantes da empresa russa Acron, ocorrida ontem. Na próxima semana, Tereza embarca para o Canadá em busca de ampliar o  fornecimento de insumos. O Canadá foi o quarto maior fornecedor de adubos em 2021, ficando atrás da Rússia, China e Marrocos. .


Roberto Chamorro      Fonte: Justiça Eleitoral/MAPA/Assessoria

Nenhum comentário: