segunda-feira, 28 de março de 2022

Bioparque terá entrada gratuita até o fim do ano, garante governo

 

                                            Marcelo Victor
A visitação será realizada por meio de agendamento em site, que será disponibilizado a partir de abril

THAIS LIBNI


O Bioparque Pantanal terá entrada gratuita para a população sul-mato-grossense. Conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o ingresso não será cobrado até que a nova gestão assuma o governo.


“Tomamos uma decisão: até o fim do ano, nós, o governo de Mato Grosso do Sul, com as secretarias, vamos fazer a gestão do Bioparque. Não terá cobrança de entrada, nós não vamos cobrar de ninguém”, informou Azambuja à reportagem do Correio do Estado.


A estrutura encanta quem a conhece. Com ambientes amplos e arejados, o Bioparque se divide em vários setores, como o espaço de pesquisa, com laboratórios que poderão ser usados por estudantes e pesquisadores, além da biblioteca, com acervo sobre o bioma do Pantanal e meio ambiente em geral.


“Aqui vai ser feito todo o estudo do Estado Carbono Neutro. Serão discutidos temas ambientais ligados ao Pantanal, bem como ao meio ambiente de Mato Grosso do Sul. [Será] um lugar de laboratório científico, de conhecimento. Aqui, é mais do que um aquário que estamos entregando, é um lugar único”, salientou o governador.


O espaço também conta com área de lazer para crianças, área externa com vista para o Parque das Nações Indígenas, exposição de artesãos, museu arqueológico, anfiteatro e aquários com peixes e répteis.


“É o maior complexo de água doce do mundo, são mais de 5 milhões e 270 mil litros de água, é um ganho para a sociedade de Mato Grosso do Sul, principalmente, porque se torna um novo atrativo de visitação e de muitos estudos”, pontuou Azambuja.


Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o projeto será destaque em todo o mundo.  


“Eu acho que o Bioparque Pantanal projeta um dos principais biomas do Brasil para o mundo inteiro, a partir do momento que tornamos isso um centro de referência de pesquisa, educação, conhecimento e de atrativos. A gente vai projetar Mato Grosso do Sul e o Pantanal para além do Estado ou do País”, afirmou Riedel.


Em abril, um site será disponibilizado para que a população possa se cadastrar e agendar seu dia e horário de visita, conforme disponibilidade.


A medida visa o escalonamento do fluxo de visitação no Bioparque. A expectativa é de que o local receba 300 pessoas diariamente, sendo 150 no período matutino e 150 no período vespertino.  


“A partir do próximo mês, vamos fazer o escalonamento para o fluxo de visitação. Terá um site específico para coordenar estudantes, especialistas e população em um geral que querem visitar o Bioparque”, esclareceu Azambuja.  


Para o funcionamento e o atendimento, as secretarias estaduais estão realizando uma capacitação e busca de profissionais, informou Riedel.  


“Nós precisamos de profissionais de diferentes áreas, como Biologia, Veterinária, Turismo e especialistas na área de Engenharia. Isso o Estado já está providenciando, para podermos gerir um equipamento dessa natureza”, salientou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Nenhum comentário: