quinta-feira, 31 de março de 2022

Plano de RJ para fertilizantes é positivo, diz Sinprifert

 


Outro Estado que também vem avançando no incentivo à produção de fertilizantes é Sergipe
Por:  -Leonardo Gottems


O governo do Rio de Janeiro incluiu um plano estadual para fertilizantes nas prioridades do Fundo Soberano, o que foi visto de forma positiva pelo Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas de Fertilizantes (Sinprifert). “A aplicação de recursos oriundos do Fundo em projetos para desenvolvimento do setor de fertilizantes devem dar um impulso à produção nacional de insumos, o que contribui em muito para o desenvolvimento do Estado”, afirma Bernardo Silva, diretor executivo do Sinprifert.



O Fundo é composto por recursos provenientes da exploração do petróleo e de outras fontes e tem entre os objetivos reduzir a dependência da economia fluminense do setor de petróleo, equilibrando as contas do Estado diante das oscilações de preços e para evitar situações como as que ocorreram em 2014, quando a forte queda da commodity levou o RJ à sua pior crise financeira, segundo o sindicato.  


“Os recursos atraem automaticamente novos agentes produtores, o que criaria um efeito dominó positivo com mais investimento privado, desenvolvimento tecnológico e geração de empregos, principalmente na produção de nitrogenados, cujo Rio de Janeiro é uma das principais fontes nacionais”, aponta o executivo. “Os investimentos na malha de gasodutos também beneficiam outras unidades federativas”.


Outro Estado que também vem avançando no incentivo à produção de fertilizantes é Sergipe. “Estamos dialogando com os governos estaduais e com os demais setores produtivos, como agronegócio e indústria, pois planos específicos para a indústria de fertilizantes podem atrair ainda mais recursos para o desenvolvimento local, além de multiplicar medidas que possam aumentar imediatamente a competitividade do setor”, afirma Silva.

Nenhum comentário: