sexta-feira, 30 de setembro de 2016

MS terá Força Nacional na Eleição








MS está entre as unidades federativas que receberão reforço militar para as Eleições 2016, que serão realizadas no próximo domingo (2).

Em todo o país, as Forças Armadas vão enviar 25 mil homens no primeiro turno com o objetivo de garantir a segurança na votação e apuração.


Não há informações de quantos agentes devem vir ao Estado. Sabe-se que para a região Centro-Oeste, serão deslocados 2,3 mil militares.

Também terão reforço Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

A operação pode se repetir no segundo turno, caso haja nova solicitação e o custo estimado dela gira em torno de R$ 23 milhões, que serão pagos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O apoio logístico em 102 localidades de difícil acesso deve ajudar no transporte de material e pessoal, o que inclui as urnas eletrônicas e os funcionários dos tribunais eleitorais. Em outras 306 localidades, o objetivo dos militares será garantir a segurança e a tranquilidade na votação e apuração.

Ao todo, 1.243 viaturas, quatro veículos blindados, 89 embarcações e 26 aeronaves das três forças serão usadas.

A atuação das Forças Armadas nas eleições foi autorizada por um decreto do presidente Michel Temer publicado em 23 de agosto. O reforço foi confirmado pelo ministro da defesa, Raul Jungmann, em reunião com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.

Nenhum comentário: