sexta-feira, 30 de setembro de 2016

MS é o quarto estado do país em criação de gado, segundo IBGE



Jornal Correio do Estado          Foto:Divulgação

Mato Grosso do Sul é o quarto estado do país em rebanho bovino, segundo dados divulgados ontem(29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A criação de gado no Estado representa 9,9% do total nacional. As informações são da Agência Brasil.

Mato Grosso é o estado com a maior criação de gado, com 13,6% do total nacional. Entre os cinco primeiros colocados, Goiás aparece em terceiro com 10,2%.

BRASIL

No país, a população de gado bovino em fazendas cresceu e atingiu o recorde de 215,2 milhões de animais em 2015, com um aumento de 1,3% sobre 2014.

O crescimento de 2015 foi o maior desde 2011 e representa uma aceleração após a queda causada pela seca de 2012 e a variação próxima de zero registrada em 2013 e 2014.

Os dados fazem parte da Pesquisa da Pecuária Municipal de 2015. Ela constatou que, nos últimos anos, o Sul e o Sudeste do país têm registrado estagnação da bovinocultura de corte, enquanto a produção de bovinos tem se deslocado para o Norte.

A atração é explicada em parte pelo instituto por meio dos baixos preços das terras, disponibilidade hídrica, clima favorável, incentivos governamentais e abertura de grandes plantas frigoríficas.

Nenhum comentário: