terça-feira, 19 de novembro de 2013

Rede Estadual de Ensino terá 11 mil vagas a mais



Com 11.505 vagas a mais disponíveis para os 57.066 alunos da Rede Estadual de Ensino, a Secretaria de Educação pretende atender toda a demanda do Ensino Médio no Estado. O período de pré-matrícula começou ontem, com a disponibilização de 68.571 vagas para estudantes de 1º a 9º ano, além do colegial.

O prazo termina em 24 de janeiro, quando começam as matrículas e oferta para alunos novos. “Até janeiro, a procura é lenta. Depois, quando os alunos já sabem se passaram ou não de ano, a procura por vagas aumenta muito. Caso elas não sejam preenchidas, nós ofertamos para novos estudantes”, disse o coordenador da Matrícula Digital, Jair Carlos Ruch.

Segundo ele, a secretaria trabalha com a perspectiva maior do número de vagas necessários. “É nossa obrigação ter esse planejamento. Todos os anos, temos que oferecer mais do que o previsto, principalmente para o Ensino Médio, porque só o Estado têm escolas para esse nível”, explica.

A pré-inscrição é para estudantes concluintes do 9º ano em escola que não ofereça o Ensino Médio, estudantes de escola estadual que não ofereça a série subsequente, alunos novos, estudantes que desejem mudar de escola e desistentes. “A procura é muito grande, portanto, temos que ampliar salas, construir novas escolas. Não há como deixar de atender a demanda”, afirma Ruch.

De acordo com ele, escolas como a Severino Queiroz, São José e Nicolau Fragelli tem a concorrência muito alta. “Nós nem contamos as vagas desses locais, porque os próprios alunos as preenchem”, comenta. “Já na Joaquim Murtinho e na Hércules Maymone, a chance de conseguir uma vaga é maior”, completa.

Processo digital

Quinze municípios contam com a pré-matrícula digital, com inscrição por meio do site www.matriculadigital.ms.gov.br. “Este ano, incluímos Guia Lopes da Laguna, Jardim e Glória de Dourados. Mas há a opção da matrícula presencial, em cidades onde não há o meio on-line disponível”, lembra o coordenador. 

Nenhum comentário: