segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nove times ainda brigam para não cair


A duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, 14 times ainda têm objetivos na competição: cinco lutam por vagas na próxima edição da Libertadores, enquanto outros nove estão ameaçados pelo fantasma do rebaixamento.

Na briga pelo torneio sul-americano estão Atlético-PR, Grêmio, Goiás, Botafogo e Vitória. Os dois primeiros podem garantir vaga pelo Brasileiro já na próxima rodada.

A equipe paranaense ainda pode se classificar com o título da Copa do Brasil. Na quarta-feira, enfrenta o Flamengo, no Maracanã, no segundo jogo da decisão. No primeiro, os times empataram em 1 a 1, em Curitiba.

O número de vagas do Brasileiro para o torneio continental ainda não é uma certeza. Serão três ou quatro.

Se São Paulo ou Ponte Preta conquistar a Copa Sul-Americana, a competição nacional premiará apenas três classificados.

Já a luta contra a degola envolve nove times: Flamengo, com remotas possibilidades, mais Inter-RS, Bahia, Portuguesa, Criciúma, Fluminense, Coritiba, Vasco e Ponte Preta. O único já rebaixado até o momento é o Náutico.

Veja a situação dos 20 times no campeonato brasileiro:

Cruzeiro: Com o título já garantido com quatro rodadas de antecipação, o Cruzeiro pode obter a melhor campanha dos pontos corridos desde 2006, quando a competição passou a ser disputada por 20 times. A equipe mineira tem 75 pontos e pode ultrapassar o São Paulo, que foi campeão em 2006 com 78 pontos.
Jogos: Bahia (em casa) e Flamengo (fora)

Atlético-PR: Com 61 pontos e na segunda colocação após golear o Náutico, o Atlético-PR pode garantir vaga na Libertadores pelo Brasileiro em caso de vitória sobre o Santos e tropeço do Goiás ou Botafogo.
Jogos: Santos (fora) e Vasco (em casa)

Grêmio: Com 61 pontos e na terceira posição, o Grêmio precisa de uma vitória sobre o Goiás para se classificar para o torneio sul-americano.
Jogos: Goiás (em casa) e Portuguesa (fora).

Goiás: Com a derrota para o Atlético-MG, o Goiás permaneceu com 59 pontos e caiu para a quarta colocação. Mesmo assim, depende apenas de si para conquistar a vaga no torneio continental. A equipe precisa de dois triunfos
Jogos: Grêmio (fora) e Santos (em casa)

Botafogo: Mesmo na quinta colocação com 58 pontos, o Botafogo depende apenas de si para disputar a Libertadores por causa do confronto entre Grêmio e Goiás.
Jogos: Coritiba (fora) e Criciúma (em casa)

Atlético-MG: Atual campeão da Libertadores, o Atlético-MG já garantiu vaga na competição continental em 2014. No Brasileiro, é o sexto colocado com 55 pontos.
Jogos: Fluminense (fora) e Vitória (em casa).

Vitória: Na sétima posição com 55 pontos, o Vitória tem que vencer os dois jogos e torcer por tropeços de Botafogo e Goiás nas duas rodadas seguintes.
Jogos: Flamengo (em casa) e Atlético-MG (fora)

Santos: Com a vitória sobre o Fluminense, o Santos chegou aos 51 pontos, se livrou de qualquer possibilidade de queda e agora só cumpre tabela.
Jogos: Atlético-PR (em casa) e Goias (fora)

São Paulo: Com 50 pontos, o São Paulo não tem mais chance de se classificar para a Libertadores pelo Brasileiro. A única possibilidade é ser campeão da Copa Sul-Americana.
Jogos: Criciúma (fora) e Coritiba (mandante)

Corinthians: Com 49 pontos, o Corinthians apenas cumpre tabela
Jogos: Inter (em casa) e Náutico (fora)

Flamengo: Com a vitória sobre o Corinthians, o Flamengo chegou a 48 pontos e tem remotíssimas chance de queda
Jogos: Vitória (fora) e Cruzeiro (em casa)

Inter-RS: Com 46 pontos e na 12ª posição, o Inter-RS precisa de uma vitória para afastar qualquer possibilidade de queda
Jogos: Corinthians (fora) e Ponte Preta (em casa)

Bahia: Com 45 pontos, o Bahia escapa com uma vitória sobre o Fluminense, rival direto na luta contra a queda, na última rodada
Jogos: Cruzeiro (fora) e Fluminense (em casa)

Portuguesa: Na 14ª colocação com 44 pontos, a Portuguesa depende apenas de si para fugir da zona da degola.
Jogos: Ponte Preta (fora) e Grêmio (em casa)

Criciúma: Em 15º lugar com 43 pontos, o Criciúma é outro time depende apenas de si para escapar do descenso
Jogos: São Paulo (em casa) e Botafogo (fora)

Fluminense: Com 42 pontos e na 16ª posição, o Fluminense também depende apenas de si para fugir do rebaixamento
Jogos: Atlético-MG (em casa) e Bahia (fora)

Coritiba: Apesar de estar na zona de rebaixamento com 42 pontos, o Coritiba depende de suas próprias forças para escapar do descenso em virtude do confronto direto entre Bahia e Fluminense.

Jogos: Botafogo (em casa) e São Paulo (fora)

Vasco: Na antepenúltima colocação com 41 pontos, o Vasco precisa vencer os dois jogos, além de torcer por tropeços de pelo menos dois times que estão na sua frente.
Jogos: Náutico (em casa) e Atlético-PR (fora)

Ponte Preta: Penúltima colocada com 36 pontos, a Ponte Preta precisa ganhar os dois jogos, além de torcer por duas derrotas de Coritiba e Fluminense e para que o Vasco some apenas um ponto. O time ainda tem que tirar uma diferença de nove gols no saldo.
Jogos: Portuguesa (em casa) e Inter (fora)

Náutico: Já rebaixado para a Série B do Brasileiro, com 17 pontos
Jogos: Vasco (fora) e Corinthians (em casa)

Nenhum comentário: