sábado, 16 de novembro de 2013

Android está em 81 % dos smartphones


Folhapress

O sistema operacional do Google continua líder do mercado, segundo novo relatório da IDC, referente ao terceiro trimestre de 2013. No período, o Android estava em 81% dos smartphones, o que representa 221,6 milhões dos aparelhos (a Samsung foi responsável por 39,9% disso). Em segundo lugar, com fatia muito menor, está o iOS, da Apple, com 12,9%, e em terceiro aparece o Windows Phone, com 3,6%, seguido pelo sistema da Blackberry (1.7%) 

No mesmo período do ano passado, o Android detinha 74,9% do mercado, enquanto o iOS ficava com 14,9% e o Windows Phone representava 2% (menos que o sistema do BlackBerry).
Apesar da terceira posição, o crescimento das vendas do Windows Phone, com apoio da Nokia (respondeu por 93,2% das vendas), foi de 256% de trimestre para trimestre, com 3,7 milhões de unidades vendidas. Já a venda de iPhones, o smarpthone da Apple, aumentou de 26,9 milhões para 33,8 milhões entre julho e setembro deste ano.

"Android e Windows Phone têm um importante fator por trás de seu sucesso: preço", disse Ramon Llamas, gerente de pesquisa de telefonia móvel da IDC. " Ambas as plataformas têm uma seleção de dispositivos disponíveis a preços baixos o suficiente para ser acessível para o mercado de massa, que é o que tem impulsionado as vendas de smartphones no mundo." A pesquisa aponta ainda que o preço médio de smartphones continua a cair. No segundo trimestre de 2013, o recuo foi de 12,5%, para US$ 317.  

Sobre o tamanho das telas, a IDC afirma que tem crescido a demanda por telefones maiores (5 polegadas a 7 polegadas), também conhecido como phablets (mistura de tablet com smartphone). A categoria representou 21% dos aparelhos embarcados no trimestre, ante 2% um ano antes.  Tal crescimento seria mais um motivo a explicar a consolidação do Android e o salto da Nokia, segundo a IDC. 

Nenhum comentário: