terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cineclube exibe amanhã o filme Nossa Música


Será exibido amanhã (20), às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), o filme Nossa Música, de Jean-Luc Godard. Logo em seguida acontece um debate entre os participantes. A entrada é franca. Nossa Música (2003) é uma mistura de ficção com trechos documentais que tende a questionar o limite entre os dois gêneros, como o próprio diretor declarou: “Todo grande documentário tende à ficção, e toda grande ficção tende ao documentário”. O filme busca entender essa relação.

O filme é dividido em três partes: inferno, purgatório e paraíso. No inferno, imagens da guerra. Aviões, tanques e navios, explosões, execuções, populações em fuga, campos e cidades devastados. Imagens silenciosas, quatro frases, quatro peças musicais. No purgatório, a cidade de Sarajevo contemporânea, martirizada como tantas outras.

Personagens reais e imaginárias. Uma visita à ponte de Mostar enquanto ela é reconstruída representa a passagem da culpa ao perdão. No paraíso, uma jovem mulher, que vimos no purgatório, encontra paz à beira d água, em uma pequena praia guardada por fuzileiros navais norte-americanos. O museu fica no Memo

Nenhum comentário: