quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Corinthias confirma Mano para 2014

Terra

O Corinthians terá novo comandante na próxima temporada. Praticamente sem considerar as possibilidades remotas de disputar a Copa Libertadores em 2014, a diretoria levou à comissão técnica a decisão de pôr fim à passagem de Tite e irá formalizar, nos próximos dias, um contrato junto a Mano Menezes. Desde a semana passada, Mano acenou positivamente para o convite.

Ao longo de toda temporada, o presidente Mário Gobbi manifestou publicamente a vontade de contar com Tite para 2014, mas as chances de renovação diminuíram nas últimas semanas na medida em que ficou clara a necessidade de reformular o elenco. O diagnóstico é de que Tite não era o mais indicado para seguir no banco de reservas.

Já desde a última semana, funcionários do clube tinham a informação de que haveria a troca de comando no Corinthians pela primeira vez desde 2010. Depois de vencer o Coritiba, na quarta-feira, Tite falou em tom de despedida no Couto Pereira. Inicialmente, ele era reticente sobre permanecer, mas já se mostrava mais receptivo a outro contrato com o Corinthians. Disse, inclusive, que era o desejo de seus familiares. Mas mudou o tom na quarta-feira. 

"Só penso uma coisa: a gente não sabe qual será o futuro, mas o que foi construído dentro do Corinthians com o Mário (Gobbi, presidente), Andrés (Sanchez, ex-presidente), Duílio (Monteiro Alves, diretor adjunto), não foi em nenhum outro lugar. Isso ninguém tira. Esta aí! Com nossas virtudes e nossos erros, foi uma coisa extraordinária e que quero guardar para sempre", afirmou o treinador, que deve seguir nos quatro jogos que restam no Brasileiro.

Sem clube desde que pediu demissão do Flamengo em 19 de setembro, Mano Menezes voltará ao clube para sua segunda passagem, a exemplo de Tite. Campeão da Série B 2008 e do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil em 2009, o técnico deve assinar por apenas um ano e com valores inferiores ao do atual treinador. Sua missão é reconstruir a carreira, abalada pela demissão súbita na Seleção Brasileira e pela forma como se demitiu no Fla. 

Na provável reformulação interna, natural pela troca de treinadores, o gerente de futebol Edu Gaspar deve seguir. Apesar de rusgas com Mano Menezes quando trabalharam juntos no Corinthians, ainda como jogador, Edu comanda o trabalho de construção do elenco para 2014 e deve levar suas ideias para discutir com o próprio Mano a montagem para a temporada que vem.

Inclinado a se afastar do futebol por não seguir do Corinthians, Tite será procurado pelo Santos para ocupar o lugar que atualmente pertence a Claudinei Oliveira. A intenção da atual diretoria e do gerente de futebol Zinho é de aumentar os investimentos para 2014 e contratar um treinador de ponta. Com fôlego no orçamento por quitar suas pendências com Muricy Ramalho, o Santos deve se voltar a Tite. 

Além do interesse santista, o ainda comandante corintiano é cogitado no Internacional, que também pensa em Abel Braga para a próxima temporada. A tendência, ainda assim, é de Tite se afastar do futebol até a Copa do Mundo. Luiz Felipe Scolari já afirmou que não deve renovar depois do Mundial, o que abre uma disputa por seu lugar na Seleção Brasileira. Tite, cogitado em 2012, tem interesse no posto.

Nenhum comentário: