sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sesc Horto abre inscrições para curso de Libras

Proporcionar o aprendizado e a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este é o objetivo do Curso de Libras oferecido pelo SESC Horto, em Campo Grande, e destinado a educadores e demais interessados.

A linguagem de sinais facilita a comunicação e melhora a interação entre os ouvintes e as pessoas com deficiência auditiva.

As inscrições já estão abertas. As aulas do Módulo Básico começam no dia 12 de fevereiro e terminam em 2 de julho, sempre aos sábados, das 8h às 11h. Já o Módulo Avançado, será ministrado entre os dias 14 de fevereiro e 30 de maio.

As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30. Outras informações podem ser obtidas no SESC Horto pelo telefone (67) 3321-3181.

Línguas de Sinais – As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas e contam com estruturas gramaticais próprias.

A Língua Brasileira de Sinais, desenvolvida a partir da Língua de Sinais Francesa, é composta pelos níveis linguísticos fonológico, morfológico, sintático e semântico.

A partir da Lei n° 10436/2002, o Governo Brasileiro reconheceu a Libras como língua e os surdos passaram a ter o direito de assistir aulas com intérpretes nas instituições de ensino.

Em 2005, foi promulgado um decreto que tornou obrigatória a inserção da disciplina nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível médio (curso Normal) e superior (Pedagogia, Educação Especial, Fonoaudiologia e Letras). Desde então, as instituições de ensino de todo o Brasil estão se adequando à lei.

Nenhum comentário: