quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Delegacia Virtual faz cerca de 3 mil atendimento em janeiro

No mês de janeiro, a Delegacia Virtual realizou cerca de três mil atendimentos à população de todo o Estado, conforme balanço mensal divulgado pela Polícia Civil. Conforme o levantamento, de 1.810 ocorrências validadas, foram notificados 99 casos de furtos, 1.711 ocorrências de extravio e indícios de duas pessoas desaparecidas. De acordo com estatísticas da Delegacia Virtual, em 2010 foram registradas 17.751 ocorrências, 33% a mais que em 2009. Do total, 1.141 foram de furto simples, 16.589 por extravio e 21 desaparecimentos.

Para fazer o registro do boletim de ocorrência pela Internet basta acessar o site da Delegacia Virtual (www.devir.pc.ms.gov.br/dv). Na página eletrônica podem ser registrados furtos simples, de objetos de pequeno valor, extravio de documentos e desaparecimento de pessoas. De acordo com o supervisor da Delegacia Virtual, Adilson Costa, quase 100% dos casos de desaparecidos são resolvidos.

Os boletins registrados pela Devir têm a mesma validade jurídica de um registro feito em uma delegacia comum. O processo de registro é rápido, podendo ser efetuado em cerca de cinco minutos. Os casos recebidos são encaminhados para as delegacias especializadas em Campo Grande e municípios do interior, conforme localidade originária.

Etapas

Apenas quatro passos são necessários para a efetuação do B.O. digital: primeiro é necessário fazer o preenchimento de um formulário disponível no sistema. Depois disso, um pedido de confirmação -com um link para o usuário clicar e ter o pedido do registro validado- é enviado para o e-mail indicado.

O registro de Boletim de Ocorrência para furtos simples e extravio é feito em quatro passos, com o preenchimento de informações em formulário que o próprio sistema disponibiliza. É importante preencher todos os dados para não receber recusa do sistema. Terminada essa etapa, um pedido de confirmação é enviado automaticamente para o e-mail fornecido pelo usuário. É preciso abrir essa mensagem e clicar no local indicado para ter o pedido de B.O. validado.

Após a validação, o pedido de boletim de ocorrência passa a ser analisado pelo agente de plantão. O contato com o denunciante é feito em no máximo 30 minutos por meio de e-mail ou telefone, caso haja a necessidade de complemento de dados.

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