quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MS concorre ao premio Anu com tecelagem indigena

O Anu-Preto é um pássaro presente em todo o Brasil, encontrado em pastagens, campos, jardins, entre outras áreas abertas. Durante o período colonial, os portugueses e espanhóis usavam este nome para insultar os escravos e as pessoas de pele muito negra. O tempo foi se tornando aliado do preconceito contra esse pássaro - bem como contra os negros - fazendo com que a ave fosse culturalmente odiada pela população. A ave se transformou oficialmente no símbolo do agouro.

A CUFA, mantendo a sua posição de quebrar os paradigmas, sobretudo os aplicados contra a população já estigmatizada, escolheu o Anu como o seu maior símbolo, a fim de fortalecer a cultura negra.

O PREMIO

O Prêmio Anú é muito mais do que um premio, muito mais do que um símbolo, é sim, o sentimento de vitória dos que nasceram supostamente derrotados. Esse projeto realizado pela CUFA – Central Única das Favelas - tem como principal objetivo de destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de favelas de todos os estados do Brasil que contribuam para a evolução e revolução social desses espaços. Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências.

A iniciativa que concorreu pelo Mato Grosso do Sul foi o projeto Tecelagem Indígena do Instituto IDAC de Dourados.

Nenhum comentário: