quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Coral de MS levará a festival polcas e guarânias e regionais

O Coral dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul participa nesta quinta-feira (23) do Festival Internacional dos Corais (FIC) da América do Sul, que este ano acontece em Belo Horizonte. O Festival irá reunir 156 corais da América Latina e mais de 5 mil vozes do Brasil, Venezuela, Costa Rica Colômbia e Equador.

O evento teve seu início na última sexta-feira (17), e se encerra no dia 26 (segunda-feira). A participação do Coral dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul acontece nesta quinta, sexta e sábado na Igrejinha da Pampulha e na Escadaria do Palácio da Justiça, em Belo Horizonte.

“Vamos passar um pouco de nossa cultura sul-mato-grossense, para os outros países conhecerem”, afirma o subcoordenador e coralista, coronel Antônio Carlos Soares, do Comando Geral da PM. De acordo com o coralista, no evento, serão apresentadas polcas paraguaias, guarânias e músicas regionais.

Os 28 membros seguem hoje (21) para Belo Horizonte. Além de Mato Grosso do Sul, no Festival haverá a participação dos corais de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Fortaleza, Piauí, Amazonas, Sergipe, Ceará e Espírito Santo.

Coral dos Servidores Públicos

O canto coral dos servidores foi criado no dia 7 de maio de 2001 e instituído pelo decreto de número 11.628, de 9 de junho de 2004. O coral é uma atividade disciplinadora e socializadora, sua característica principal é a união. União na fusão de vozes, na harmonização dos sons e dos ritmos, na comunhão dos sentimentos e interesses.

Além de apresentações no Estado, o coral também já se apresentou em grandes eventos nacionais e internacionais. Em 2001, participou do I Encontro Nacional de Coros, em Presidente Prudente (SP). Também representou Mato Grosso do Sul no Cantapueblo Brasil – Festival Internacional de música vocal, do Brasil e América Latina, realizado de 4 a 9 de novembro deste ano, no Rio de Janeiro (RJ), sempre dando ênfase à música regional sul-mato-grossense, como Chalana, Comitiva Esperança, Índia, e outras como as guaranis.

Nenhum comentário: