quinta-feira, 23 de setembro de 2010

FCMS lança a 2 edição da coletânea Tuiuiú hoje

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) lança nesta quinta-feira (23), no Memorial da Cultura e da Cidadania, a segunda edição da Coletânea Tuiuiú – Literatura Infanto-Juvenil - Para Sonhar e Pensar o Pantanal Sul-Mato-Grossense, da escritora Sandra Andrade.

A coletânea é composta por cinco volumes (quatro livros são reedições: “O Sono Entristecido da Lua Pantaneira”, “A História de Anaí, a Sementinha Apressada de um Ipê Amarelo”, “Jacaré Fala e Coureiros Correm!”, “ Sonhos e Travessuras da Abelhinha Nina”; e dois contos são inéditos, reunidos em um quinto livro: “Tatá Manduá e Seu Filhote” e “Que Vida Boa!”), revisados de acordo com a reforma ortográfica.

A segunda edição dos livros (a primeira edição está esgotada desde 2007) e os textos inéditos atendem a solicitações de educadores e escolas por textos que contemplem a regionalidade do Mato Grosso do Sul, revisados de acordo com a reforma ortográfica, além de literatura específica para crianças antes mesmo da fase de alfabetização.

A obra trata poeticamente de temas como a contemplação da natureza , o universo pantaneiro e a preservação do cerrado, apresentando como preocupação o estímulo ao gosto pela leitura para a formação de leitores para a vida inteira.

A autora, filósofa, professora e contadora de histórias, explica que sua inspiração vem de momentos cotidianos no encontro com as crianças.

“São momentos enriquecedores e de muito encantamento, em que eu aprendo cada vez mais sobre o universo infantil”, explica Sandra Andrade, também autora de livros de poesia. Em seu currículo estão vários prêmios e também obras destinadas ao público adulto, como os livros de poemas “Quando o Amor Acontece”,

“Poemas para um grande Amor”, “Aprendiz de Águas” e “Amorosidades Outonais para Concertos de Sabiás na Primavera”. Lançou ainda, em 2009, pela Editora Cortez (SP), o livro “Campo Grande, Cidade Morena”, que conta ao público infantil a história da Capital.

As ilustrações são do publicitário e escritor Arlindo Fernandez, em sua estreia como ilustrador de livros dirigidos ao público infantil. “O Arlindo, que também é roteirista, deu uma nova roupagem às histórias. As crianças têm aprovado, é como se os personagens ganhassem movimentos e cores surpreendentes”, afirma Sandra.

A coletânea conta o prefácio da jornalista Cristina Medeiros e apresentações da diretora teatral e arte-educadora Ramona Rodrigues e da psicóloga com especialização em literatura infanto-juvenil Vitória Leda Brancher Formighieri. A obra recebeu investimento do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O lançamento será realizado na Capital (na próxima quinta-feira , às 8h30, no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho) e também na cidades sul-mato-grossenses de Ribas do Rio Pardo (no dia 24/09, às 19h30) e Bandeirantes (no dia 28/09, às 8h30), eventos esperados com carinho por crianças leitoras do interior e da zona rural, público recentemente conquistado pela autora. Nesta quinta-feira, o lançamento vai contar com a apresentação da cantora Rejane Jardim e do Coral da Fundação de Cultura, e metade da renda arrecadada com a venda dos livros será revertida para a AACC (Associação dos Amigos da Criança com Câncer).

Serviço: Lançamento da 2ª Edição da Coletânea Tuiuiú, no dia 23 de setembro, às 8h30, no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 559, Centro, Campo Grande-MS. Entrada franca. Os livros serão vendidos a R$ 10,00.

Nenhum comentário: