quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Filme “Old Boy” é a atração de amanhã do Cinema d(e) Horror

O filme “Old Boy” é atração do projeto “Cinema d(e) Horror” desta quinta-feira (16). A exibição acontece às 18h30min, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), durante o período de reforma do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é franca e a classificação de 16 anos.

O filme Old Boy (Coréia do Sul/2003/Ficção/120min), dirigido por Chanwook Park, narra à trajetória de Oh Dae-Su em busca de respostas após ficar preso por 15 anos, sem saber por quem ou por quê. Movido pelo desejo de vingança, Oh Dae-Su transforma-se em um monstro, que, no esforço por descobrir a identidade de seu inimigo e o motivo para seu encarceramento, torna-se autor e vítima das mais diversas formas de violência.

A responsável pela mediação do debate sobre o filme será Juliana Ciambra Rahe, acadêmica do Mestrado de Estudos de Linguagens da UFMS. A leitura que se propõe do filme Old Boy tem como objetivo analisar a transformação de Oh Dae-Su em um monstro como fator associado à categoria horror, assim como identificar no filme as ideias principais às quais a monstruosidade apresenta-se conectada.

O projeto Cinema d(e) Horror é coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, Coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e por Carolina Sartomen, mestranda de Estudos Linguagens da UFMS, tem duas exibições mensais e conta com a participação de alunos graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS para as exibições e mediações de debates de filmes que tratem da categoria "Horror" no plano das artes e conta também com a participação da sociedade campo-grandense.

Nenhum comentário: