quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cineclube abordará o tema Familia neste sábado

O Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS/MT (CRP14) exibe no próximo sábado (25 de setembro), na programação do projeto Cineclube, o filme "O Tempero da Vida", que abordará sobre a família, com entrada gratuita, às 14h, no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco).

O filme “O Tempero da Vida” (Turquia/2003/108minutos/14anos) conta a história de Fanis Iakovidis, um professor de astrofísica da Universidade de Atenas, na Grécia. Na infância, foi um dos 30 mil turcos de origem grega expulsos da Turquia, depois de muitas gerações. Tratados como estrangeiros em seu país de origem, as famílias faziam de tudo para manter suas tradições turcas, especialmente na culinária. Ele tem quarenta anos e chegou a um momento decisivo de sua vida, uma encruzilhada existencial que a ciência não pode auxiliá-lo a compreender.

Foi cozinhando que o jovem Fanis conseguiu seu primeiro emprego e aprendeu as primeiras lições sobre a vida. Agora, aos 40 anos de idade, 30 depois do exílio, ele tem que voltar ao seu país natal para o funeral de seu avô e mentor, Vassilis, que vive em Istambul e desenvolveu sua própria filosofia culinária, reverenciada e aplicada tanto por gregos quanto por turcos. Fanis não vê o avô desde que tinha sete anos de idade, e, por esse motivo, quando o velho homem decide ir à Grécia depois de tantos anos, sua visita iminente acende a vida de Fanis como um acontecimento histórico.

O projeto “Cineclube” foi lançado em abril de 2008, e tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de Psicologia de todas as universidades locais, além da sociedade em geral, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da sétima arte.

Após a apresentação dos filmes, o público presente participa de um bate-papo, cuja mesa de discussão é composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento. E para auxiliar os estudantes universitários com as atividades extracurriculares, o CRP-14 ainda fornece uma declaração de participação no Cineclube.

O Marco fica localizado na rua Antônio Maria Coelho, 6000 - Parque das Nações Indígenas. Mais informações podem ser obtidas no CRP-14 através do telefone 3382-4801.

Nenhum comentário: