domingo, 30 de outubro de 2022

Mandioca pode virar etanol no Amazonas

 

                                                           Pixabay

A produção de etanol a partir da biomassa da mandioca, poderá reduzir a emissão de CO2

Por:  -Iara Siqueira


O etanol pode ser usado como biocombustível, fonte de energia elétrica, ou matéria-prima para gerar subprodutos. Pensando nisso, o Estado do Amazonas, por meio da pesquisa “Mandioca açucarada, uma alternativa para a produção de bioetanol no Estado do Amazonas” pretende extrair de forma integral o caldo da mandioca e as fibras de suas raízes para a produção de etanol.  



A pesquisa é apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Governo do Amazonas e tem o apoio do Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação em Áreas Prioritárias para o Estado do Amazonas – CT&I Áreas Prioritárias. O objetivo é agregar valor para a agricultura familiar, a partir da utilização de um produto extraído da própria comunidade.  


De acordo com o estudo ainda em andamento, a produção de bioetanol a partir da biomassa da mandioca açucarada, além de reduzir potencialmente as emissões de CO2 no meio ambiente, contribuirá para fortalecer o crescimento do estado e do pequeno produtor, reduzindo assim a migração do amazonense para grandes centros urbanos.  


 

Nenhum comentário: