sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Ingleses apostam no experiente Kane e em Phil Foden para irem bem na Copa

 

                                            DIVULGAÇÃO/TOTTENHAM

JUDSON MARINHO

Faltando 24 dias para o início da Copa do Mundo no Catar, ingleses apostam em bom momento do experiente Harry Kane e no desempenho do jovem Phil Foden para a campanha na competição mundial.


Seguindo com a série de matérias do Correio do Estado sobre as seleções classificadas para a Copa, vamos dissecar o momento atual da Inglaterra neste período de pré-estreia no Catar.


Atual vice-artilheiro do Campeonato Inglês da temporada (22/23), com 10 gols, o centroavante do Tottenham, Harry Kane, de 29 anos, é a grande esperança de gols da seleção inglesa.


O jogador está prestes a se tornar o maior artilheiro da história da seleção, Harry Kane marcou 51 gols, enquanto o maior goleador é Wayne Rooney, com 53 gols, ou seja, durante a Copa o astro inglês pode marcar o nome na história do país.



Surgindo como jovem revelação do futebol inglês, Phil Foden, meio-campista e ponta do Manchester City, tem apenas 22 anos, mas já é um dos destaques de uma das principais equipes do mundo.


Na temporada atual, o jovem já marcou seis gols em 11 partidas dentro de campo pelo Campeonato Inglês, também titular absoluto da seleção nos últimos jogos da Liga das Nações da UEFA.


A seleção inglesa tem como base jogadores oriundos do Chelsea e do Manchester City. Pelo The Blues são Raheem Sterling, Mason Mount e Reece James.

Já os jogadores do City na seleção são John Stones, Phil Foden, Kyle Walker e Kalvin Phillips.


Dos jogadores citados, que fazem parte da base do elenco inglês, Reece James não jogará a Copa por conta de lesão no joelho sofrida no início deste mês. Em publicação do Chelsea, foi confirmado que o lateral-direito ficará dois meses fora dos gramados.


Kyle Walker e Kalvin Phillips também estão se recuperando de lesões e são dúvidas para a convocação final à Copa.


SELEÇÃO EM BAIXA

A esperança inglesa está na ascensão de jovens jogadores na seleção, como o próprio Phil Foden, o meio-campista Bukayo Saka, de 21 anos, do Arsenal, e a revelação do Borussia Dortmund, Jude Bellinghan, 19 anos. O desempenho coletivo dos ingleses, porém, vem decepcionando a torcida.


Um dos maiores exemplos é o rebaixamento da Inglaterra para a Liga B, do torneio pré-Copa da Liga das Nações.

Em um grupo complicado com Itália, Alemanha e Hungria, a seleção inglesa não venceu nenhuma partida em seis jogos, ficando na última colocação com apenas três pontos.


Além deste vexame, o capitão e um dos principais jogadores da seleção, o zagueiro Harry Maguire, está sendo contestado entre os titulares do Manchester United, por atuações abaixo da média no clube inglês.

Até então, o jogador francês Raphel Varane, contratado pelo United na temporada passada, estava atuando como titular no lugar de Maguire, mas sofreu uma lesão na partida contra o Chelsea.


RETROSPECTO

Após a Copa do Mundo de 2018, quando a Inglaterra ficou na quarta colocação, perdendo para a Croácia nas semifinais, a seleção não conta mais para 2022 com os jogadores Dele Alli, Jesse Lingard e o histórico defensor Gary Cahill.


Na Eurocopa 2020, a seleção inglesa quase terminou a competição como campeã da edição, feito que nunca conquistou desde a criação do torneio, em 1960. Os ingleses chegaram à final contra a seleção italiana. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1, com gols do italiano Bonucci e do inglês Luke Shaw.


A partida seguiu empatada na prorrogação, deixando a decisão para as penalidades. Com erros de Rashford, Sancho e Saka, os ingleses terminaram com o vice-campeonato.


Os ingleses eliminaram nas oitavas de final a poderosa seleção alemã, por 2 a 0. Nas quartas, a Inglaterra enfrentou a Ucrânia, a surpresa da edição, e venceu em um sonoro 4 a 0, dois gols de Kane, um de Maguire e Jordan Henderson.


Harry Kane foi decisivo para os ingleses na semifinal contra a Dinamarca, mancando o gol da vitória em partida que terminou 1 a 1 no tempo normal, e 2 a 1 na prorrogação.

Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, a Inglaterra se classificou para a Copa sem muitos problemas.


Em grupo tranquilo com Polônia, Albânia, Hungria, Andorra e San Marino, os ingleses somaram 26 pontos em 10 jogos, vencendo oito partidas, empatando em duas, e terminando a competição invictos.

O jogo em destaque da seleção aconteceu na última rodada, quando os ingleses golearam San Marino por 10 a 0.


Sem surpresas, Harry Kane foi o nome do jogo, marcando quatro gols, Saka, Maguire, Mings, Kevin Abraham, Smith Rowe e Fabbri também contribuíram para a goleada.


Na Copa do Mundo do Catar, a seleção inglesa caiu no Grupo B no sorteio realizado pela Fifa e terá como adversários na primeira fase as seleções do Irã, dos Estados Unidos e do País de Gales. A estreia da Inglaterra na competição será no dia 21 de novembro, contra o Irã, no Estádio Internacional Khalifa, às 9h (de MS).

Nenhum comentário: