quarta-feira, 26 de outubro de 2022

De MS, Léo de Deus fatura 3 ouros nos Jogos Sul-americanos

 


O nadador campo-grandense Leonardo de Deus faturou 3 medalhas de ouro nos Jogos Sul-americanos, que aconteceu em Assunção, no Paraguai, e ajudou a delegação do Brasil a retomar a hegemonia.


Após 15 dias de disputas, a delegação do Brasil terminou em 1º lugar no quadro geral de medalhas, com 319 pódios (133 ouros, 100 pratas e 86 bronzes). Com 100% de aproveitamento, Léo de Deus participou de duas provas 200m e uma de 100m.


"Vitória nos 100 costas hoje aqui no Sul-americano! Muito feliz por sentir essa sensação novamente, confesso que estava com saudades", publicou o atleta nas redes sociais. De quebra, na prova de 200m costas ainda bateu o recorde da competição com 01m59s02.



Inclusive, a modalidade que mais subiu ao pódio do Time Brasil foi a natação. Os nadadores brasileiros mostraram a força das braçadas e trouxeram na bagagem 58 medalhas: 34 ouros, 16 pratas e oito bronzes.


Os grandes destaques do país nas piscinas foram as nadadoras Giovanna Diamante, que faturou oito ouros e duas pratas, e Stephanie Balduccini, com sete ouros e um bronze. Elas foram as duas maiores medalhistas no geral desta edição do Jogos.


A segunda modalidade que mais trouxe pódios foi o atletismo, com 14 medalhas de ouro, 13 de prata e 15 de bronze. O "pódio" das modalidades fechou com a ginástica artística, que terminou com dez de ouro, quatro de prata e uma de bronze. 


Jogos Sul-americanos

Em Assunção, o segundo lugar no quadro de medalhas ficou com a Colômbia, com 255 pódios (79 ouros, 78 pratas e 98 bronzes), seguida pelos atletas da Argentina, com 197 (58 ouros, 65 pratas e 74 bronzes).


Os Jogos contaram com a participação de 15 países, que disputaram em 53 esportes, dos quais 41 estão no programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024.


O Brasil terminou em primeiro lugar no quadro geral da competição pela terceira vez na história. As outras vezes foram em 2002, quando sediou o evento nas cidades de Belém, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, e em 2014, em Santiago, no Chile.


 

Pan 2023

Os Jogos Sul-Americanos são estratégicos para os países do continente. Além de preparar uma nova geração de atletas para as grandes competições internacionais, o evento é a oportunidade para garantir vagas para os Jogos Pan-Americanos.


Assim, o torneio serviu como classificatório em 27 modalidades para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem. Em Assunção, os brasileiros asseguraram para o país 114 vagas.


O Brasil teve sucesso em esportes como o handebol feminino, nos dois naipes do polo aquático (ambos medalhistas de ouro) e no hóquei sobre a grama (bronze).


Raio-x

A delegação brasileira contou com 459 atletas (237 homens e 222 mulheres), que disputaram 44 das 53 modalidades, oriundas de 34 esportes diferentes, na competição. Os XII Jogos Sul-Americanos contaram com a participação de mais de 6,8 mil atletas e oficiais dos 15 países que compõem a ODESUR (Organização Desportiva Sul-americana).


O Brasil subiu ao pódio em 41 modalidades: atletismo, badminton, basquete 3x3, boliche, boxe, canoagem velocidade, canoagem slalom, ciclismo bmx freestyle, ciclismo de pista, ciclismo mountain bike, esgrima, esqui aquático, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, hóquei sobre a grama, hipismo, karatê, judô, levantamento de peso, luta, maratona aquática, nado artístico, natação, pádel, patinação artística, polo aquático, remo, rugby sevens, saltos ornamentais, skate, squash, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei de praia.


A próxima edição dos Jogos Sul-Americanos será em 2026, nas cidades argentinas de Rosário e Santa Fé.

Nenhum comentário: