terça-feira, 9 de agosto de 2022

Todos os 8 casos confirmados para varíola dos macacos em MS são homens

 

                                            Arquivo/ Correio do Estado

Campo Grande é responsável por 7 do total de casos confirmados no Estado

BIANKA MACÁRIO, LEO RIBEIRO


Informe epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta terça-feira (9), aponta que todos os oito casos confirmados de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul, são de pacientes do sexo masculino.  


Desses casos, Campo Grande é responsável por registrar 7 das confirmações, sendo que o outro caso foi apontado como positivo em Itaquiraí, conforme documento elaborado por Danila Frias; Daneil Tsuha e Karine Barbosa.  


Ainda, do chamado "vínculo epidemiológico", 75% dos confirmados para Monkeypox (6 pacientes) tiveram Contato íntimo com desconhecido ou parceiro casual.  


Entre os sintomas apresentados, a erupção cutânea foi o sinal apresentado entre todos os confirmados. Em seguida, o aumento de glândulas no pescoço foi relatado por 87,5% dos positivos.


Essa doença é causada pelo vírus Monkeypox, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae e, ainda que tenha sido ligado aos símios, ele infeta roedores africanos. 


Mato Grosso do Sul registrou seu primeiro caso de notificação, suspeita à monkeypox, ainda no mês de maio, chegando à 18 alertas até essa segunda semana de agosto. 


Demais sinais

Só metade dos pacientes confirmados teve enxaqueca e dor de garganta, enquanto 62,5% (5 entre 8) apresentaram suor e calafrios; fraqueza e febre súbita.  


Importante frisar que, entre os síntomas, a varíola dos macacos pode causar dor muscular; sinais hemorrágicos; náuse e vômitos; dor retal e artralgia.  


Do perfil dos confirmados, 3 tinham idade entre 20 a 29 anos; outros 3, entre 30 e 39, enquanto os outros dois estão entre 40 e 49 anos.  


Ainda ontem o Correio do Estado apontou para a primeira morte registrada em Mato Grosso do Sul, suspeita de Monkeypox (varíola dos macacos).  


"Houve uma vítima no HR (Hospital Regional) aqui de Campo Grande, o rapaz de Camapuã , ele sofreu um AVC e veio a óbito. Todos os testes estão sendo feitos, ele já foi enterrado e lamentamos muito o óbito, mas a gente não pode afirmar que é do monkeypox", comentou o secretário de Saúde, Flávio da Costa Britto.


Ainda assim, Flávio Britto ressaltou que "não é motivo para alarde".  


"A letalidade do monkeypox é muito muito baixa, até em países que estão em endemia. Não há necessidade de alarde", finalizou.


Vale ressaltar que, dos casos descartados, além de quatro pertencerem à Campo Grande, outros três foram desconsiderados, vindos de Corumbá, Dourados e São Gabriel do Oeste.  

Nenhum comentário: