sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Bia Haddad elimina nº 1 do mundo e vai às quartas no Canadá

 


Por G1


A quadra central do WTA de Toronto recebeu nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, um dos confrontos mais esperados das oitavas de final, em que a brasileira Bia Haddad enfrentava a favorita Iga Swiatek, a tenista número 1 do mundo. Em uma partida muito disputada, que durou três horas, a brasileira venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/5.


Bia se torna a primeira mulher brasileira a vencer uma tenista número 1 do mundo e a primeira vitória de brasileiros contra líderes do ranking desde 2004, quando o Gustavo Kuerten venceu Roger Federer.


Bia, 24ª do ranking da WTA, entrou em quadra sabendo da dificuldade de enfrentar a número 1 do mundo. Iga buscava a 50ª vitória na temporada. Em 2022, até a partida contra Bia, a polonesa havia perdido apenas cinco jogos e conquistou seis títulos - o mais importante deles foi o de Roland Garros - além dos WTA 1000 de Doha, Indian Wells e Miami. Ela vinha de 23 vitórias seguidas em WTA 1000 e 20 vitórias seguidas na quadra dura.



A polonesa começou sacando e confirmou o serviço. Com saque potente, Bia também confirmou seu serviço. O vento, que chegou a mais de 30 quilômetros por hora, chegou a atrapalhar as jogadoras. Com uma dupla falta de Iga, Bia quebrou o serviço da adversária, fazendo 3 a 2. Consistente e variando bastante os golpes, a brasileira confirmou para fazer 4 a 2, e fechou em 6/4 a primeira parcial, em 48 minutos. Com isso, a brasileira quebrou uma sequência de 25 sets seguidos ganhos pela adversária em quadra rápida.


O segundo set começou mais equilibrado. Depois de salvar cinco break points, a polonesa conseguiu confirmar seu serviço, em 21 minutos de duração do game. As duas tenistas continuaram a trocar games, até que Swiatek, em seu melhor momento no jogo, quebrou o serviço de Bia e abriu 4 a 2. Muito melhor no segundo set, a polonesa confirmou seus serviços e fechou em 6/3 em uma hora e dois minutos.



Bia começou o terceiro set pressionada. Pela primeira vez, cometeu uma dupla do jogo, chegou a salvar o break point, mas teve o serviço quebrado. Na sequência, a brasileira devolveu a quebra e desabafou com um berro ao empatar em 1 a 1. As duas continuaram confirmando seus games, até que Bia quebrou novamente o serviço da polonesa e fez 4 a 2. Iga não deixou a brasileira abrir e devolveu a quebra: 4 a 3.


A líder do ranking mundial passou a buscar os pontos com mais eficiência, mas Bia não deixava a adversária desgarrar. Mais agressiva nos saques, Bia conseguiu desestabilizar Iga e venceu com um erro da adversária: 7/5 em três horas e um minuto de jogo.


- Estou muito feliz com meu jogo mental hoje. É muito fácil você se perder nos altos e baixos na partida. Me desafiei o tempo todo - comemorou Bia, que aguarda a vencedora do confronto entre Garbiñe Muguruza e Belinda Bencic, que jogam ainda esta noite.

Nenhum comentário: