.Texto: Correspondente Joélen Cavinatto com revisão de Aline Merladete
A alta nos principais insumos agrícolas vai fazer com que o produtor desembolse mais de R$ 6,8 mil por hectare para implantar a safra de soja 2022/2023. O valor representa cerca de 43 sacas/ha, cotadas ao preço de R $160,00.
O custo total, que reúne despesas diretas e indiretas, gastos fixos e variáveis, teve aumento de 26,6%, em relação à safra anterior. Insumos como sementes, fertilizantes, fungicidas, herbicidas e inseticidas, considerados como variáveis, são responsáveis por 91,17% dos custos totais.
A estimativa foi realizada pela Aprosoja/MS, com base em informações obtidas junto a consultorias, cooperativas e produtores; e considerou o material IPRO, que detém a tecnologia Bt+Roundup Ready, com estimativa de produtividade de 56 sacas por hectare, de acordo com o apontamento do Projeto SIGA-MS.
A tabela com a descrição dos custos é um instrumento que pode ser adaptado à realidade de todas propriedades, independente da localização; e auxiliar o produtor no planejamento e gestão dos recursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário