sábado, 26 de março de 2022

Tereza Cristina recomenda calma e prudência

 



A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina participou nesta quinta-feira (24) de um debate temático no Senado Federal sobre os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia na economia brasileira.  “Estamos adotando a diplomacia dos insumos l para manter abertos os canais de fornecimento internacional de #fertilizantes. Nosso país é o maior importador mundial desse produto. E a Rússia é o maior exportador de fertilizantes do mundo”, ressaltou ela, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França.


Ao comentar o assunto em suas redes sociais, a ministra lembrou-se das visitas oficiais ao Canadá, ao Irã e à Rússia (em novembro de 2021). “É importante evitar que as exportações de fertilizantes sofram sanções, assim como os alimentos. Já conversamos sobre o tema com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).


Para ela, o Plano Nacional de Fertilizantes, lançado recentemente, contem medidas para os próximos 28 anos focadas em diminuir a atual dependência do produtor rural brasileiro em relação aos fertilizantes importados e aumentar a produção nacional.” Não estamos apenas reagindo a uma crise, estamos tratando de um problema estrutural, de longo prazo”, argumentou.


“ Precisamos manter o comércio fluido, os países não podem restringir exportações, isso aumentará a crise e os preços. O mundo espera do Brasil uma boa safra. Podemos aumentar muito nossa produção, sem mexer em nossas políticas ambientais. O momento é de crise mas também de oportunidade para a agricultura brasileira” disse ela no Senado Federal. A ministra afirmou que a importação de fertilizantes não foi interrompida até o momento.


“O Brasil tem recebido esses fertilizantes. Nós temos acompanhado e monitorado, por meio do Ministério da Agricultura, todos os dias, os navios que saem do Brasil e que chegam ao país com esses fertilizantes”, informou ela.


Mesmo antes do conflito, o governo já trabalhava para diminuir a dependência do Brasil de fertilizantes assegurou a ministra. Tereza Cristina ressaltou que trabalha em visitas técnicas com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para “racionalizar” o uso de fertilizantes e garantir o plantio.


“Com isso, nós podemos diminuir em até 25% o uso de fertilizantes neste ano, diminuindo aí a pressão dos fertilizantes, que podem vir a faltar. Eu quero dizer: podem. Não estão faltando hoje” acentuou ela.


“Vamos ter muita calma, muita prudência nesta hora. Nós temos de colocar as informações de maneira muito correta, para que o mercado, que já está numa instabilidade danada, também não aumente essa inquietação. A agricultura brasileira hoje trabalha com várias alternativas, várias opções, para que não tenhamos descontinuidade no nosso plantio e na nossa colheita”, recomendou.


Faltando uma semana para deixar o cargo de ministra e voltar à condição de deputada federal, Tereza Cristina tem mantido uma intensa agenda, como o lançamento da 2ª Etapa do Projeto de Ampliação de Municípios Integrados ao SISBI-Poa por meio de Consórcios Públicos Municipais. Ela comemorou o ingresso de mais 31 consórcios públicos, abrangendo 520 municípios que passam receber orientações técnicas para fazerem parte de um sistema nacional que permita a venda dos produtos em todo o país.


Roberto Chamorro


Fonte MAPA / Redes Sociais – Foto reprodução

Nenhum comentário: