quarta-feira, 9 de março de 2022

Reajuste de tarifa da Energisa, em MS, será atenuado em 6,5 pontos percentuais, mas preço ainda vai aumentar

 

O aumento vai entrar em vigor no dia 08 de abril, mas ainda não há valores específicos

VALESCA CONSOLARO


Após decisão do juiz da 4ª Vara Federal de Campo Grande, Pedro Pereira dos Santos, nesta segunda-feira (07), deve acontecer redução em R$ 200 milhões no impacto do Reajuste Tarifário Anual (RTA), para consumidores da Energisa MS.  


Com a redução, o reajuste vai ter a retirada de um índice de até 6,5 pontos percentuais.


A decisão aconteceu após pedido do Conselho dos Consumidores da Área de Concessão de Energia (Concen), que explicou ao magistrado a importância de um amortecedor na alta da tarifa.


A decisão é importante, pois um aumento mais significativo poderia resultar em um impacto muito alto no processo de RTA, afetando vários outros setores.  


O aumento vai estar em vigor apenas a partir de 08 de abril.  


Valores específicos ainda serão definidos em reunião de diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), acontecendo poucos dias antes da data para entrar em vigor.


Outros pontos que impactam no RTA

A presidente do Concen, Rosimeire Costa, explica que existem outros pontos que impactam no RTA.  


Entre eles, o empréstimo às distribuidoras (CP 02), sobre o qual o Conselho articula reunião com a diretoria da Aneel.


“O Concen tem acompanhado desde o ano passado a escalada de índices que vão impactar o reajuste e vem atuando fortemente no sentido de reduzir esses impactos, de forma que o consumidor possa equacionar seus débitos, considerando que temos um cenário com mais de 14 milhões de desempregados e um terço das pessoas com contas em atraso e a energia é item de necessidade básica para sobrevivência”, ressalta Rosimeire.  


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: