terça-feira, 8 de março de 2022

Polícia Federal apreende quarto ônibus com imigrantes bolivianos ilegais

 

Bolivianos entraram ilegalmente no Brasil por Corumbá e iriam para São Paulo

GLAUCEA VACCARI


A Polícia Federal continua fechando o cerco contra coiotes que promovem a migração ilegal de bolivianos no Brasil, a partir de Corumbá.


Nesta terça-feira (8), mais um ônibus foi apreendido transportando cerca de 40 imigrantes ilegais, quando saia de uma chácara em Corumbá com destino a São Paulo.


É o quarto ônibus apreendido somente neste ano com imigrantes ilegais.


Na ocorrência desta terça-feira, além do ônibus, foram apreendidas uma van, dois veículos que eram usados pelos coiotes até a chácara onde o embarque ocorria e R$ 3 mil em dinheiro.


Seis pessoas foram presas, sendo dois brasileiros e quatro bolivianos, que eram responsáveis pelo crime.


Com relação aos cerca de 40 imigrantes ilegais, eles foram encaminhados até a fronteira e devidamente multados por furtar-se ao controle migratório ao ingressar em território nacional.  


Eles deveriam ter solicitado a documentação na fronteira do Brasil com a Bolívia, a partir de posto de imigração da Polícia Federal.


Entre janeiro e março, quatro ônibus já foram apreendidos com imigrantes ilegais.


Migração ilegal

Entre janeiro e março, uma intensificação dessa promoção de migração ilegal de bolivianos passou a ser identificada. 


Existe a suspeita que até um ônibus parte de Corumbá, todos os dias, levando migrantes para São Paulo.  


Eles, na sua totalidade, buscam trabalho no outro estado e, na grande maioria das vezes, entram no mercado de mão de obra de forma precária, sem acesso a direitos e com salários menores do que é praticado no mercado formal.


Agora, na Delegacia da Polícia Federal em Corumbá, três inquéritos estão instaurados para apurar essas ilegalidades. 


Nos quatro flagrantes que foram feitos, os grupos de coiotes envolvidos são de pessoas diferentes.


No primeiro caso, registrado em janeiro, envolvia uma família boliviana de 4 integrantes. Com eles, R$ 20 mil foram localizados.


A outra prisão foi de dois brasileiros e um boliviano, em 23 de fevereiro. Nesse caso, 51 pessoas já estavam no ônibus. E não houve a localização de dinheiro.


Na terceira ocorrência, seis pessoas foram presas (1 brasileiro e 5 bolivianos) diretamente pelo crime de promoção de migração ilegal, previsto no art. 232-A do Código Penal, além de associação criminosa. 


No total, 14 pessoas já foram presas nessas investigações.


A Bolívia enfrenta um cenário de instabilidade política e o trabalho informal acomete em torno 82% da população em idade produtiva, conforme dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).


* Colaborou Rodolfo César

Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: