quinta-feira, 24 de março de 2022

Janela: Fusão entre DEM e PSL faz filiados deixarem o União Brasil em uma semana em MS

 

Conforme publicado em Diário Oficia

A fusão entre o DEM (Democratas) e o PSL (Partido Social Liberal), que resultou na criação do União Brasil, provocou a saída em massa de filiados da agremiação em Mato Grosso do Sul. Na última semana, segundo registros divulgados no Diário Oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), 20 políticos, dentre os quais dos cargos de prefeito e vereador, pediram para deixar o novo partido aproveitando a abertura da janela partidária.


Em síntese, eles alegam que a saída é resultado da fusão, uma vez que até a data do pedido de desfiliação “não houve a anotação das agremiações estadual e municipais junto ao TRE-MS”. Há ainda dois pedidos de cancelamento de filiação que foram enviados para análise, mas não foram autorizados, pois não preenchiam todos os requisitos.


“Para desligar-se do partido, o filiado fará comunicação escrita ao órgão de direção municipal ou zonal e ao juiz eleitoral da zona em que for inscrito. Na hipótese de inexistência de órgão partidário municipal ou zonal, ou de comprovada impossibilidade de localização de quem o represente, o filiado poderá fazer a comunicação prevista apenas ao juiz da zona eleitoral em que for inscrito”, lê-se nas explicações da Justiça Eleitoral.


Saídas

O vereador Thiago Inácio de Paula Furtado, que era do DEM em Figueirão, apresentou pedido de desfiliação do União Brasil, e foi atendido. Hélio Pereira de Deus, vereador do DEM de Camapuã, também deixou o partido. Apresentaram pedido de desfiliação ainda: Odil Cleris Toledo Puques, que foi candidato a vereador pelo DEM em Amambai; Dilmar Dalvane Bervian, que foi candidato a vereador pelo DEM em Amambai; e Rodrigo Selhorst, vice-prefeito de Amambai pelo DEM.


Também apresentaram pedido de desfiliação: Paulo Sérgio Gomes da Silva, vereador eleito pelo PSL em Amambai; Clériton Alvarenga Ferreira, vereador pelo DEM em Aquidauana; Ângelo Aparecido Gonçalves, vereador pelo DEM em Coxim; Marco Aurélio Santullo secretário especial do Governo de MS e integrante do DEM em Campo Grande; e Réus Antonio Sabedotti Fornari, prefeito de Rio Verde de Mato Grosso pelo DEM.


Constam ainda as saídas do União Brasil de: Robson Rodrigues Machado, suplente a vereador pelo DEM em Rio Verde de Mato Grosso; Amauri Olartechea, vereador eleito pelo DEM em Rio Verde de Mato Grosso; Renê Sérgio Lima da Moura, vereador pelo DEM em Jaraguari; Marcos Henrique de Camargo Silva, vereador pelo DEM em Paranaíba; Gustavo Luiz Duo, vereador pelo DEM em Maracaju; Daniel Ruiz, candidato a vereador pelo DEM em Maracaju; Jaime Barbosa Talaveira, suplente de vereador pelo DEM em Maracaju; Antônio Carlos do Canto Brites, candidato a vereador pelo DEM em Maracaju; Alessandro Figueiredo Ribeiro, vereador pelo DEM em Ivinhema; e Ivo Ferreira dos Santos, vereador pelo DEM em Angélica.


Fonte ; Jornal Midiamax

Nenhum comentário: