terça-feira, 16 de julho de 2013

TV Brasil Pantanal abre exposição de Poesia Concreta e haikai



A TV Brasil Pantanal realiza a exposição “Antologia do Inédito – Poesia Concreta e Haikais”, do poeta e arquiteto Rubens Costa Marques. A abertura acontece nesta terça-feira (16), às 20 horas, no Espaço Cultural da TV Brasil Pantanal, no Parque dos Poderes. Serão expostos 21 banners com poemas do livro Antologia do Inédito, lançado no ano passado pela Editora Brasília.

Primeiro livro de poesia de Rubens Costa Marques, é inspirado na poesia concreta, em que há um predomínio da comunicação visual sobre a verbal, privilegiando os recursos gráficos das palavras e os desenhos dos poemas. O autor permite não apenas uma leitura horizontal da obra, abrindo novas frentes no universo poético dos Haikais, inspirados nas emoções humanas, na natureza e questões urbana

Haikai é uma forma poética de origem japonesa que valoriza a concisão e a objetividade. São pequenos poemas de três versos que somam dezessete sílabas. O estilo não é apenas objeto de linguagem, mas uma prática que exige sensibilidade refinada, capaz de extrair poesia dos eventos mais simples do cotidiano.

Na abertura da exposição, acontece uma noite de autógrafos com o autor Rubens Costa Marques. Segundo ele, o Espaço Cultural da TV Brasil Pantanal vai valorizar o trabalho: “A arquitetura contemporânea do prédio da emissora tem muito a ver com os poemas. A estética do ambiente vai ser um elemento aglutinador”, comenta.

Responsável pelas exposições, Miska Thomé explica que o trabalho, além da literatura, tem também uma linguagem visual: “O Espaço Cultural da TV Brasil Pantanal é dedicado às artes visuais, mas este ano já foram realizados dois lançamentos de livros. É interessante quebrar este paradigma de que a galeria tem que receber apenas quadros. Existem outras construções plásticas que devem ser valorizadas”, afirma.

Para receber os convidados na abertura da exposição, os integrantes da banda Black Tie fazem uma apresentação. Como o espaço é pequeno, a vocalista Érica Espíndola e o músico Júlio Queiroz fazem uma performance musical com o melhor do soul, do black e funk dos anos 70, além de composições próprias.
          
Além de Antologia do Inédito, Rubens Costa Marques é autor também da obra Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense, em que faz um minucioso levantamento sobre as construções importantes para a formação do Estado.
            
Espaço Cultural da TV Brasil Pantanal

O Espaço Cultural TV Brasil Pantanal é mais uma opção de entretenimento para quem mora ou visita Campo Grande. Com exposições mensais ou bimestrais, divulga o trabalho de artistas da Capital e de todo o Estado.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. A TV Brasil Pantanal está localizada na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, S/N, Parque dos Poderes.

Serviço

Exposição Antologia do Inédito – Poesia Concreta e Haikais

Terça-feira, 16 de julho de 2013 – 20h
TV Brasil Pantanal – Parque dos Poderes

Nenhum comentário: