sexta-feira, 19 de julho de 2013

Festival Pitchfork inicia temporada de rock em Chicago

Lúcio Ribeiro
Por duas intensas semanas, a começar de hoje, a cidade de Chicago vira o centro da música jovem mundial, seja ela pop, rock, indie, eletrônica ou hip hop.
Tem início nesta acalorada tarde (a previsão é de 34º C), e vai até domingo, o Pitchfork Festival, evento com mais de 40 atrações que aposta na vanguarda, mas é puxado na edição 2013 por velhos nomes da música. como a cantora islandesa Björk, a banda escocesa Belle & Sebastian e o cantor local R Kelly, um dos principais artistas de R&B dos últimos anos.
Dos dias 2 a 4 de agosto é a vez do gigantesco Lollapalooza, com suas quase 130 atrações no Grant Park, localizado no centro da cidade. Deve receber um público três vezes maior do que frequenta o Pitchfork Festival.
Chris Pizzello/Associated Press
Solange Knowles, irmã de Beyoncé, é uma das atrações do festival Pitchfork, em Chicago
Solange Knowles, irmã de Beyoncé, é uma das atrações do festival Pitchfork, em Chicago
E, nesta conta do agito em Chicago, adicione-se a passagem pela cidade, semana que vem, da grande turnê conjunta dos estelares Jay-Z e Justin Timberlake, com ingressos há muito esgotados.
Mas o foco aqui é o Pitchfork Festival. Evento que nasceu em 2006 como extensão do site Pitchfork Media, uma das mais importantes referências jornalísticas (críticas, notícias, entrevistas) para a música nova, com seu forte no indie rock, mas com bastante espaço para a eletrônica e o hip hop.
PRESTÍGIO INDIE
Nos últimos anos, a marca Pitchfork começou a provar seu prestígio internacional entre os indies.
Desde 2011, o festival que leva o nome do blog é realizado em Paris anualmente. O Pitchfork também é nome de um palco de atrações da nova música no importante Primavera Sound, festival de Barcelona, Espanha.
Ocupando o Union Park, o Pitchfork Festival 2013 jogará suas luzes indies, ainda, em atrações conhecidas como MIA, Breeders, Low e Yo La Tengo, entre outros.
Mas a programação deste ano tenta dar a mesma importância para nomes que vêm surgindo forte no cenário underground americano e europeu, como Savages, Parquet Courts, Blood Orange, Sky Ferreira e Merchandise.
Nessa turma está a cantora, produtora, DJ, atriz e modelo Solange Knowles, ou simplesmente Solange, porque ela não quer misturar carreiras com a outra Knowles, sua irmã Beyoncé.

Nenhum comentário: