segunda-feira, 22 de julho de 2013

Amanhã começa Encontro Estadual Literatura em MS



Com recursos do FIC_MS (Fundo de Investimentos Culturais), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a União Brasileira de Escritores de MS realizam amanhã (23), às 19h, o 1° Encontro Estadual de Literatura em Mato Grosso do Sul (LiteraSul). 

O evento acontece até o dia 25 promovendo 3 dias de criação literárias de poesia, prosa, cinema e literatura. Na ocasião haverá palestras com os escritores Cláudio Jorge Willer, Menalton João Braff e Marçal Aquino.
 
Cláudio Jorge Willer é Doutor em Letras pela USP, com pós-doutorado na mesma Universidade; poeta, ensaísta e tradutor, com vários títulos publicados. Atua na área de Letras e, como escritor, ministra cursos, conferências e oficinas literárias, com ênfase em Literatura Comparada, Criação Literária e Estímulo à Leitura. Foi presidente da União Brasileira de Escritores, UBE, em quatro mandatos, de 1988 a 1992 e de 2000 a 2004; também foi secretário geral da UBE em 1982-1986; presidente do conselho da entidade em 1994-2000; atualmente, é diretor. Principais obras publicadas: Poesia: Anotações de um Apocalipse (1964) e, recentemente, Estranhas Experiências (2007). Prosa e ensaio: Volta (3. ed, 2004) e Geração Beat ( 2009). É também documentarista.
 
Menalton João Braff é escritor e professor de Língua Portuguesa, formado em Letras pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, com pós-graduação em Literatura Brasileira. Iniciou suas publicações com o pseudônimo de Salvador dos Passos e somente após a anistia política adotou o próprio nome. É detentor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2000 com À Sombra do Cipreste (contos) e semifinalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura nos anos de 2011 a 2013. Principais obras publicadas: Janela Aberta e Na Força da Mulher (1984, como Salvador dos Passos) e Que Enchente me Carrega (romance, 2011) e O Casarão da Rua do Rosário (2012).

Marçal Aquino é contista, romancista, jornalista e roteirista. Graduou-se em Jornalismo em 1983 pela PUC/Campinas, São Paulo. No ano seguinte, faz sua estreia literária com a edição independente do livro de poemas A Depilação da Noiva no Dia do Casamento. Mudou-se para São Paulo em 1985 e trabalhou nos jornais Gazeta Esportiva, O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, nas funções de revisor, repórter, redator e subeditor. Posteriormente, preferiu ser redator freelancer. Publicou seu primeiro livro de ficção, As Fomes de Setembro, em 1991. A partir de 1997, quando foi lançado o filme Os Matadores, de Beto Brant, em que foi co-roteirista com Fernando Bonassi (1962), dedica-se a roteiros para o cinema. Sua obra mostra uma visão realista do submundo, com abordagem original de temas como sexo, crime, violência e corrupção.

Serviço: O evento acontece no Teatro Aracy Balabanian, localizado na rua 26 de Agosto, 453, e também no Museu da Imagem e do Som, na Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar.

Nenhum comentário: