segunda-feira, 22 de julho de 2013

Apple sofre ataque hacker em site para desenvolvedores


Terra

O site da Apple para desenvolvedores sofreu um ataque hacker, revelou a Maçã no domingo (21). A página saiu do ar na quinta-feira e continuava fora do ar até a publicação do comunicado de Cupertino. As informações são da revista Time.

Lugar onde desenvolvedores de software para iOS e OS X, o site dispõe de informações e materiais para download. A mensagem "voltaremos em breve" exibida na quinta-feira acabou ficando no ar mais tempo do que o normal, para manutenção regular, o que depois foi explicado pela fabricante de Macs, iPhones e iPads.

O comunicado da Apple menciona que "um intruso tentou acessar informações pessoas de nossos desenvolvedores registrados no site de desenvolvedores". "Informações pessoais sensíveis são encriptadas e não podem ser acessadas, mas ainda assim não pudemos descartar a possibilidade de que nomes, e-mails, e/ou endereços de alguns desenvolvedores tenham sido acessados", continua o texto.

Cupertino diz que divulgou o problema aos usuários por uma questão de "transparência", e esclarece que a página continua fora do ar porque a equipe trabalha "contra o relógio" para resolver a questão. "Para evitar uma ameaça de segurança como essa de acontecer novamente, estamos examinando completamente nosso sistema para desenvolvedores, atualizando software de servidor e reconstruindo toda a nossa base de dados", acrescenta a nota.

A Apple ainda avisa aos desenvolvedores que quem tinha assinaturas vencendo nesses dias em que o sistema está fora teve o plano estendido por mais uns dias, e os aplicativos na App Store serão mantidos até que o site volte ao ar para a realização dos procedimentos regulares.

Nenhum comentário: