terça-feira, 23 de julho de 2013

Paratleta de MS ganha o bronze no mundial

Correio do Estado

O campo-grandense Yeltsin Jacques Ortega conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo, que acontece na cidade de Lyon, na França.

Na prova dos 800 m categoria T12,  depois de conquistar o segundo posto nas eliminatórias, Yeltsin marcou o tempo de 1min56s59 na final e ficou na terceira posição.

A grande supresa da prova foi o medalhista de ouro, o russo Egor Sharov (1m50s02),  que não era apontado entre os favoritos e conquistou o melhor tempo mundial da prova, superando o ex-recordista e até então favorito, o tunisiano Abderrahim Zhiou (1m52s34), que teve que se contentar com a prata.

Apontado pela comissão técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro como uma das principais esperanças de ouro nos Jogos Paralímpicos do Brasil em 2016, Yeltsin ainda tem chance de medalha de ouro na competição francesa, já que disputará a prova dos 1.500 m, na quinta-feira.

Ouro
Yohansson Nascimento confirmou o favoritismo e foi campeão nos 200 m T45 no Mundial Paralímpico de Atletismo. Além disso, o brasileiro quebrou o recorde mundial da categoria.
Em prova disputada ontem, mesmo sendo a melhor marca já feita, o tempo de 21s91 foi melhor que a do polonês Michael Derus, medalha de prata, por 0s04 em disputa equilibrada. O cubano Isidoria González foi o terceiro colocado com o tempo de 22s15. Pelo esforço, Yohansson acabou passando mal ao chegar à zona mista para atender à imprensa.

Também na programação de ontem, Veronica Hipolito conquistou a medalha de ouro nos 200 m T38. A brasileira cravou a marca de 27s49, estabelecendo o novo recorde da competição e superando a britânica Sophie Hahn por 0s24. A paratleta tem apenas 17 anos e superou um tumor na cabeça e um acidente vascular cerebral para chegar ao pódio do mundial.

Pódio

O terceiro dia do Mundial de Lyon colocou outros cinco brasileiros no pódio, todos com o bronze: Alex Douglas Silva, na prova de 800 m, classe T46; Shirlene Santos Coelho, F37, na prova de arremeso de peso; Teresinha Correia dos Santos, na prova dos 400 m, T46, com 59s31;  Edson Cavalcante Pinheiro, nos 100 m, categoria T38; e Claudiney dos Santos, no arremesso de peso, classe F57/58.

Nenhum comentário: