sábado, 27 de julho de 2013

Criadores usam da neurociência para tornar jogos viciantes

Terra

Desenvolvedores e marqueteiros estão usando princípios da neurociência para fazer seus jogos mais viciantes, diz reportagem da NPR, órgão de sindical da imprensa norte-americana.

Segundo a notícia, os estúdios estão oferecendo prêmios surpresas e alimentando a vontade os usuários de continuar a jogar, pratica semelhante às notadas pelo psicologista B.F. Skinner em ratos. Em experimento feito há mais de 60 anos, o médico oferecia pequenas recompensas para aos roedores que apertavam um botão e, com o tempo, ele notou que eles passaram a praticar a ação repetitivamente em busca de mais prêmios.

“Um prêmio não esperado tem muito mais poder do que um prêmio que tem comportamento regular”, disse Nora Volkow, chefe do Instituto Nacional de Abuso de Substâncias, ao NPR. “Isso é conhecido há muito tempo.”

“Há alguns anos tivemos pessoas jogando videogame e quando eles ganhavam um ponto a dopamina era ativada no cérebro, devido ao prêmio inesperado”, explicou. Apesar de não existir uma pesquisa definitiva sobre como tecnologias criam vícios, há evidências que as pessoas que jogas frequentemente videogame fazem isso por uma recompensa neuroquímica – a sensação de prazer da dopamina.

Nenhum comentário: