quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cinema italiano perde escritor Vicenzo Cerami roteirista da A Vida é Bela


Folhapress

O escritor e roteirista italiano Vincenzo Cerami, autor de vários roteiros para o cinema e que escreveu junto com Roberto Benigni "A Vida é Bela" (1997), morreu ontem em Roma aos 72 anos, informou a imprensa do país.

Cerami estava doente há muito tempo e por isso não pôde receber no mês passado o David di Donatello, o prêmio principal do cinema italiano, que foi concedido por sua carreira. O ator e diretor de cinema Roberto Benigni recebeu o prêmio em seu lugar.

Os dois trabalharam juntos em vários filmes como "A Vida é Bela", que foi indicado ao Oscar de melhor roteiro e venceu o prêmio em outras três categorias: melhor ator, melhor trilha sonora original e melhor filme em língua estrangeira.

Nascido na Sicília, Cerami estudou em Roma e foi aluno de Pier Paolo Pasolini, o que foi determinante para sua formação.

Seu primeiro romance "Un Borghese Piccolo Piccolo" (em tradução livre, um burguês pequeno, muito pequeno) foi adaptado para o cinema por Mario Monicelli e obteve sucesso tanto de critica quanto de público.

Entre suas obras também são lembrados o poema "Addio Lenin" (1981), os romances "Ragazzo di Vetro" (1983), "La Lepre" (1988), "L Ipocrita" (1991) e "La Gente" (1993).

A fama internacional veio em sua colaboração com Benigni, com quem também escreveu o roteiro para filmes como "O Pequeno Diabo" (1988), "Johnny Stecchino" (1991), "Pinóquio" (2002) e "O Tigre e a Neve" (2005).

Nenhum comentário: