sexta-feira, 26 de julho de 2013

Som da Concha apresenta Forro Zen e Zabumba Morena


A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva ao palco da Concha Acústica Helena Meirellles neste domingo (28 de julho) uma homenagem a música nordestina com as bandas sul-mato-grossenses Zabumba Morena e Forró Zen. As apresentações começam às  18h, no Parque das Nações Indígenas. A entrada, como sempre, é franca.
 
O grupo Zabumba Morena traz ao palco do Som da Concha o autêntico forró pé-de-serra. O grupo teve início em 2012 pelas mãos do multi-instrumentista Maicon Oliveiras, natural de Lauro de Freitas, na Bahia. Cantor e compositor, Maicon possui influência do cenário nordestino e da MPB.
 
Marcos Oliveira dos Santos, acordeonista com influência nordestina de músicos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca entrou na “Zabumba” logo em seguida. Ambos já tiveram o privilégio de dividir o palco com grandes nomes como Elba Ramalho, Trio Nordestino e Trio Virgulino e foram premiados em festivais nacionais e regionais.
 
Há alguns anos morando em Campo Grande, Maicon Oliveiras conheceu Chicão Castro, músico reconhecido em todo o Estado pela sua versatilidade e talento na percussão, qualidades que renderam um convite para participar do grupo.
 
Forró Zen - Com o intuito de fazer um som dançante, extrovertido, alegre e genuinamente brasileiro, surgiu em 2006 a banda Forró Zen. O grupo apresenta no repertório muito forró pé-de-serra, xote, universitário, baião, arrasta-pé, frevo e maracatu, ritmos característicos da cultura nordestina. Tudo isso com um toque regional.
 
O grupo apresenta muitas influências dos mais variados ritmos e compositores, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Trio Nordestino, Fagner, Flávio José, Santana, Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho.
 
O Forró Zen também apresentará na Concha Acústica Helena Meirelles seu primeiro CD com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A concretização desse trabalho está muito bem representada por músicas autorais como Ó xenty my Love, Me Engana, O Gato se Escondeu no Fole e Forró da Nega.
 
Atualmente o grupo é composto por Zé Bruno (Voz e Violão), Ricardo Ramalho (baixo), Marcelo Santos (saxofone e flauta), Wilson Jr (percussão), Caio Cesar (teclado), Erick Artioli (bateria) e Renan Nonato (sanfona).
 
Som da Concha – O projeto conta com o apoio da Fundação Manoel de Barros, TV Brasil Pantanal e 104 FM Rádio MS e prevê apresentações de shows musicais em domingos alternados.
 
Serviço: A Concha Acústica Helena Meirelles fica no Parque das Nações Indígenas, na Rua Antonio Maria Coelho, 6000. Mais informações pelo telefone (67) 3314-2031. A entrada para os shows é franca.

Nenhum comentário: