domingo, 23 de dezembro de 2012

Saiba o que fazer para desintoxicar o corpo após festas de Natal


Terra
É bastante comum nesse período do ano as pessoas ganharem alguns quilinhos a mais, principalmente porque para muitos, além das festas comemorativas, o período de férias faz com que haja um descuido com a alimentação.

De acordo com o nutricionista Fábio Bicalho, existem alimentos que, segundo estudos, possuem toxinas que podem ser definidas como qualquer substância que leva à irritação ou cria um efeito negativo no organismo, gerando mau funcionamento, redução da vitalidade e alteração no metabolismo.

“Somos diariamente expostos a diversas toxinas presentes em alimentos, como agrotóxicos, substâncias químicas, meio ambiente e outros fatores, que iniciam o processo de desintoxicação das células, principalmente no fígado e intestino possibilitando a eliminação desses agentes danosos ao corpo. E por isso é importante neste processo ter a influência de uma nutrição adequada, consumindo frutas, legumes e verduras que contêm fitonutrientes que irão ajudar diretamente na desintoxicação”, explica.

Confira a seguir algumas ações que vão ajudar você a desintoxicar o corpo das comidas pesadas:
- Inclua na salada vegetal o grupo das brássicas representadas pelo repolho, couve-flor, rabanete, agrião, couve-de-bruxelas, brócolis, nabo, mostarda fresca. 

- Passe a adicionar o açafrão da terra ou cúrcuma ou ainda o curry em arroz integral, quinua e na sopa, aumentando a reparação do organismo.

- Salpique alecrim nas preparações, rico em flavonóides e potente antioxidante.

- Use sempre alho e cebola que possuem ação desintoxicante e antiinflamatória.

- Consuma chá verde, de hibiscus, ou ainda de folhas de oliveira que, além de acelerar o metabolismo, estimulam na eliminação de toxinas.

- Solicite ao nutricionista funcional um plano alimentar específico reduzindo ainda mais os danos causados por toxinas.

- Para ajudar a acelerar o processo, faça drenagem linfática. Ela melhora a vitalidade, bom humor e beleza.

Alimentos que ajudam a curar a ressaca:
- A alimentação em um dia de ressaca deve ser de 3 em e 3 horas com alimentos leves e frutas ricas em água e fibras. Além de água natural, suco, polpa e água de coco são bem-vindos. Melancia, uva, tangerina, frutas vermelhas e etc.

- A ingestão de chás amargos é depurativa e aumenta o bem-estar nesses dias. Exemplos: chás de boldo, carqueja, alcachofra. É indicado o consumo de 2 a 3 xícaras de chá ao longo do dia. E evitar café, mate, sucos prontos e alimentos industrializados ricos em sódio.

- O consumo de água de ser aumentado já que está desidratado, no mínimo 50% do requerimento diário. De 30 a 50 ml por quilo de peso, ou seja, se pesa 60 kg, ingerir em copos de 200 ml um total de entre 1800 a 3000 ml. 

Nenhum comentário: