segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Secretaria de Saúde define estratégias para o carnaval

A equipe do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids está envolvida na campanha de prevenção e educação em saúde do carnaval 2012. O slogan definido para este ano é “Nosso Carnaval é divertido e protegido”, mas a estratégia de distribuir preservativos será mudada.

“Não vamos entregar os preservativos na mão dos foliões, vamos disponibilizá-los nos displays móveis que instalaremos em clubes, bares e outros pontos com eventos carnavalescos”, revelou Fernando Hassessian, assessor da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Segundo ele, alguns setores da sociedade não estavam aceitando a abordagem individual no trabalho de prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis, alegando questões éticas ou religiosas.

A Sesau vai montar duas barracas durante os dias de folia, uma na avenida Fernando Corrêa da Costa (onde acontecem os bailes promovidos pela prefeitura) e outra na Praça do Papa (onde desfilarão as escolas de samba). A novidade fica por conta do projeto de confeccionar aproximadamente 225 “porta-camisinhas”, que serão distribuídas em bares, restaurantes, postos de combustível.

Para o Carnaval 2012, a Secretaria Municipal de Saúde terá cinco equipes de profissionais de saúde percorrendo os distritos sanitários da cidade. Além das atividades de educação e orientação em saúde, os profissionais estarão incumbidos de renovar o estoque dos displays de preservativos, principalmente os equipamentos móveis instalados em pontos de folia carnavalesca.

Nenhum comentário: