sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Delagacia virtual é recorde em dezembro 1,9 mil atendmentos

Os números de atendimentos registrados no mês de dezembro pela Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul (Devir) de acordo com boletim anual divulgado nesta quinta-feira (12), pela Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), foram os mais altos durante os meses de janeiro a dezembro de 2011.

O balanço aponta 1.973 notificações de furto simples, extravio e desaparecimento.


O levantamento registra uma média diária de 64 atendimentos, sendo 118 notificações de furtos simples, 1.855 de extravio e quatro desaparecimentos. De acordo com o investigador Adilson Costa, supervisor da Delegacia Virtual, o aumento se deve ao intenso movimento da população durante as compras de fim de ano.

Além disso, dois fatores contribuíram para ampliação da procura dos atendimentos online realizados pela Devir.
“Neste período as pessoas ficam mais displicentes e os crimes sazonais aumentam, é quando ocorrem mais incidências de perdas, extravios e furtos de documentos e celulares. Outro fator é a popularidade da ferramenta e dos serviços oferecidos pela Delegacia Virtual, cada dia mais próximo à população”, detalha o investigador.

Balanço

Em 2011 foram registrados pela Delegacia Virtual 21.511 notificações de furto simples, extravio e desaparecimento. O serviço mais procurado pelo atendimento online foram os boletins de ocorrência de extravio, um total de 20.169 ocorrências, uma média de 1.681 registros mensais, o que representa 94% de todos os casos notificados na Devir. Os casos de furto simples somam 1.308, com média mensal de 109 notificações e 34 desaparecimentos, o que corresponde a três boletins ao mês.

De acordo com o supervisor da Delegacia Virtual, os extravios mais comuns são: carteira de identidade, carteira de habilitação e de trabalho, documentos de veículos, celulares e cartões. Adilson lembra a população da importância do registro do boletim de ocorrência. “Ao extraviar qualquer documento o cidadão pode fazer a ocorrência em uma das 125 delegacias ou através da Delegacia Virtual, que é mais prático e mais rápido, evitando assim que alguém utilize o documento extraviado indevidamente”, explica o supervisor.

Levantamentos realizados recentemente apontam entre as ocorrências de 2007 a 2010 que 60% dos registros são furtos simples de celular e 40% de documentos públicos (identidades, carteiras de trabalho e outros). Adilson faz um alerta à população na hora de registrar o boletim na Devir.

“Os registros devem conter o máximo de informações possíveis sobre o objeto roubado ou extraviado. No caso de celulares é importante informar a marca, modelo e número de série. Já para quem perdeu cartões de banco, é fundamental, na hora do preenchimento do boletim, que o cidadão informe o nome do banco, número da agência bancária e dados do correntista. No caso de talões de cheques, número da folha e número da conta auxiliam na identificação e localização”, explica o supervisor da Delegacia Virtual.

“Essas informações auxiliam a polícia ao detectar qualquer objeto, para saber se o mesmo é fruto de roubo, extravio ou furto, desta forma podemos devolver o objeto ao proprietário”, completa Adilson.

Atendimento

A Delegacia Virtual abrange todo Estado e o atendimento é feito 24 horas todos os dias da semana, por dois policiais, que se revezam nos plantões. O número de ocorrências tem aumentado diariamente, em proporção considerável.


Existem também um ponto de atendimento da Delegacia Virtual localizado na rua Padre João Crippa, 1581. No local estão disponíveis três terminais de autoatendimento, em que as pessoas podem acessar a Delegacia Virtual e realizar o boletim de ocorrência online, se preferirem.

Denúncias

Além do registro de ocorrências, outro serviço bastante procurado através do site são as denúncias. Em 2010 foram registrados 678 notificações, já em 2011 o número saltou para 849 denúncias realizadas através da Delegacia Virtual.

O investigador, responsável pela Devir, Adilson Costa, explica que das denúncias válidas (atendidas e encaminhadas) o maior índice é de perturbação da tranquilidade com 196 notificações, seguidas por: pontos de vendas de entorpecentes (98), crimes ambientais (41) e casos de violências contra a mulher (33), o menor (25) e o idoso (14). Outras notificações (denúncias inválidas) somam 442 registros.


“As denúncias inválidas, na maioria dos casos são casos de desacordos comerciais e fatos que requerem um boletim de ocorrência e não considerados denúncias. É preciso realizar uma ocorrência, que pode ser feita pela Delegacia Virtual, para tomada das providências legais. Lembrando que o denunciante não precisa se identificar, precisa somente estar provido da maior quantidade de informações possíveis”, ressalta o investigador.

Desaparecimentos

A Devir também oferece o serviço de comunicação de desaparecidos. O supervisor ressalta que não é preciso esperar 24 horas para se registrar a ocorrência. “No máximo duas a três horas, a família já pode acessar o site e informar o desaparecimento. Assim que a ocorrência é validada, entramos em contato com a central da Polícia Militar.

Ela aciona suas viaturas e damos início à busca. São informadas as características da pessoa, a roupa e as circunstâncias do desparecimento. Se estiver com o veículo, informamos os dados do automóvel e a placa para uma busca mais minuciosa”.

Delegacia Virtual

O cidadão pode registrar através da Delegacia Virtual (Devir) casos de furtos simples, de objetos de pequeno valor, extravio de documentos e desaparecimento de pessoas. Os boletins de ocorrências, que são gratuitos, e válidos em todo território nacional, podem ser feitos pelo site da Polícia Civil (www.pc.ms.gov.br).

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